Marshall McLuhan é considerado o profeta da convergência dos meios de comunicação. Sua obra Technologies of Freedom (1983) foi o primeiro livro a delinear o conceito de convergência dentro da indústria midiática. Acerca da convergência, pode-se afirmar:
A A convergência não altera a relação entre as tecnologias existentes, indústrias, mercados, generos e públicos. A convergência altera a lógica pela qual a indústria midiática opera, pela qual os consumidores processam
a notícia e o entretenimento.
B
São conteúdos que circulam através de múltiplas plataformas de mídia sem representar uma transformação cultural.
C
A Convergência é uma palavra que não consegue definir transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais, dependendo de quem está falando e do que imaginam estar falando.
D
É o processo chamado "convergência de modos", que tem tornado imprecisas as fronteiras entre os meios de comunicação, mesmo as comunicações ponto a ponto, tais como o correio, o telefone e o telégrafo, e as comunicações de massa, como a imprensa, o rádio e a televisão.
E
A convergência ocorre por meio de aparelhos sofisticados.
Ed
ontem
A opção correta sobre a convergência dos meios de comunicação, segundo a obra de Marshall McLuhan, é a letra D. A convergência é um processo que torna imprecisas as fronteiras entre diferentes meios de comunicação, incluindo tanto as comunicações ponto a ponto (como correio e telefone) quanto as comunicações de massa (como imprensa, rádio e televisão). Essa ideia reflete a transformação que a convergência traz para a indústria midiática e a forma como consumimos informação e entretenimento.