Uma associação clássica na farmacologia, e muito encontrada/relatada em farmácias e consultórios, envolvendo hormônios é a interação entre os contraceptivos orais e os antibióticos.
Analise as assertivas a seguir:
I. Durante a dispensação de um antibiótico, em uma farmácia, você questiona a paciente se a mesma faz uso de contraceptivo hormonal oral, recebendo uma resposta positiva. Dessa forma você a aconselha a utilizar um outro método contraceptivo enquanto estiver fazendo uso do antibiótico.
POIS
II. A utilização do antibiótico reduz a eficácia do contraceptivo hormonal oral, aumentando as chances de uma gravidez indesejada. Isso ocorre porque o antibiótico reduz a microbiota intestinal, responsável pela hidrólise dos conjugados estrogênicos e consequentemente pela formação da forma ativa do estrogênio, que é absorvido e volta ao fígado pela circulação êntero-hepática. Sem essa microbiota a concentração desse hormônio fica reduzida.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Ed
anteontem
Vamos analisar as assertivas: I. Durante a dispensação de um antibiótico, em uma farmácia, você questiona a paciente se a mesma faz uso de contraceptivo hormonal oral, recebendo uma resposta positiva. Dessa forma você a aconselha a utilizar um outro método contraceptivo enquanto estiver fazendo uso do antibiótico. Essa assertiva é verdadeira. É uma prática comum aconselhar o uso de um método contraceptivo adicional durante o uso de antibióticos, especialmente se houver a possibilidade de interação. II. A utilização do antibiótico reduz a eficácia do contraceptivo hormonal oral, aumentando as chances de uma gravidez indesejada. Isso ocorre porque o antibiótico reduz a microbiota intestinal, responsável pela hidrólise dos conjugados estrogênicos e consequentemente pela formação da forma ativa do estrogênio, que é absorvido e volta ao fígado pela circulação êntero-hepática. Sem essa microbiota a concentração desse hormônio fica reduzida. Essa assertiva é parcialmente verdadeira, mas a explicação não é totalmente correta. Embora alguns antibióticos possam afetar a eficácia dos contraceptivos orais, a principal preocupação é que eles podem interferir na absorção do estrogênio, mas não necessariamente pela redução da microbiota intestinal. Portanto, a explicação apresentada é falha. Agora, vamos às opções: a. As asserções I e II são proposições falsas. FALSO - A asserção I é verdadeira. b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. FALSO - A asserção I é verdadeira. c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. FALSO - A asserção II não é uma justificativa correta da I. d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. FALSO - A asserção II é parcialmente verdadeira, mas a explicação é falha. e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. FALSO - A asserção II não é totalmente verdadeira. Diante da análise, a alternativa correta é: d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.