A morfologia espermática é avaliada em relação à estrutura da cabeça, gorjal, peça intermediária e cauda. As anormalidades na morfologia da cabeça são associadas à má penetração no óvulo, enquanto anormalidades no gorjal, na peça intermediária e na cauda afetam a motilidade. (STRASINGER, Susan King; DI LORENZO, Marjorie Schaub. Urinálise e Fluidos Corporais, São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2009.) Assinale a alternativa correta que descreve alterações de acordo com cada estrutura dos espermatozóides:
a.
Alterações de cabeça incluem, fusiforme, anômala, macrocefálico. Defeitos de peça intermediária podemos citar, enrolada, fina e grossa. E defeitos de cauda, pode ser curta, dupla e enrolada.
b.
Alterações de cabeça incluem, fina, dupla, macrocefálico. Defeitos de peça intermediária podemos citar, dobrada, curta e anômala. E defeitos de cauda, pode ser curta, dupla e enrolada.
c.
Alterações de cabeça incluem, fusiforme, amorfa, macrocefálico. Peça intermediária podemos citar, grossa, fina e curta. Por fim defeitos de cauda, pode ser curta, amorfa e fusiforme.
d.
Alterações de cabeça incluem, fusiforme, amorfa, macrocefálico. Peça intermediária podemos citar, dobrada, fina e grossa. E defeitos de cauda, pode ser curta, dupla e enrolada.
e.
Alterações de cabeça incluem, curta, amorfa, macrocefálico. Peça intermediária podemos citar, dobrada, fina e grossa. Por fim defeitos de cauda, pode ser enrolada, fusiforme e piriforme.
Ed
anteontem
Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando as anormalidades espermáticas descritas: a) Alterações de cabeça incluem, fusiforme, anômala, macrocefálico. Defeitos de peça intermediária podemos citar, enrolada, fina e grossa. E defeitos de cauda, pode ser curta, dupla e enrolada. - A descrição da cabeça está correta, mas "anômala" é muito genérica. A peça intermediária e a cauda estão corretas. b) Alterações de cabeça incluem, fina, dupla, macrocefálico. Defeitos de peça intermediária podemos citar, dobrada, curta e anômala. E defeitos de cauda, pode ser curta, dupla e enrolada. - A descrição da cabeça não está correta, pois "dupla" não é uma anormalidade comum. c) Alterações de cabeça incluem, fusiforme, amorfa, macrocefálico. Peça intermediária podemos citar, grossa, fina e curta. Por fim defeitos de cauda, pode ser curta, amorfa e fusiforme. - A descrição da cabeça está correta, mas a peça intermediária e a cauda não estão adequadamente descritas. d) Alterações de cabeça incluem, fusiforme, amorfa, macrocefálico. Peça intermediária podemos citar, dobrada, fina e grossa. E defeitos de cauda, pode ser curta, dupla e enrolada. - A descrição da cabeça está correta, a peça intermediária também, e a cauda está correta. e) Alterações de cabeça incluem, curta, amorfa, macrocefálico. Peça intermediária podemos citar, dobrada, fina e grossa. Por fim defeitos de cauda, pode ser enrolada, fusiforme e piriforme. - A descrição da cabeça não está correta, pois "curta" não é uma anormalidade comum. Após a análise, a alternativa que melhor descreve as alterações de acordo com cada estrutura dos espermatozoides é: d) Alterações de cabeça incluem, fusiforme, amorfa, macrocefálico. Peça intermediária podemos citar, dobrada, fina e grossa. E defeitos de cauda, pode ser curta, dupla e enrolada.