Logo Passei Direto
Buscar

Trabalho Social

UNIASSELVI

Sobre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa INCORRETA:  



  • O sistema de responsabilização e as medidas socioeducativas tem sofrido diversas desaprovações, especialmente em razão da influência desempenhada através dos meios de comunicação, que diariamente noticiam o envolvimento de adolescentes em crimes de certa complexidade, propondo a infundada ideia de impunidade.

  • Adiantando-se à Convenção das Nações Unidas de 1979, a Constituição Federal, associou-se ao processo garantista da Doutrina da Proteção Integral à crianças e adolescentes, o qual elevou esta clientela à condição de sujeitos de direitos (ALVES, 2009).

  • Seguindo da premissa da crença equivocada de impunidade dos jovens infratores que gira na sociedade, o nosso estudo tem por objetivo demonstrar algumas considerações sobre as medidas socioeducativas e os atos infracionais listados no ECA, relacionados quanto ao objeto de responsabilização do adolescente em conflito com a lei, sem livrar a classificada Doutrina da Proteção Integral, enaltecida na Constituição Federal e em documentos internacionais, dos quais o Brasil é precursor.

  • Com o estabelecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069/1990, o contexto infância e juventude começou a ter um cuidado técnico processual e estabeleceu-se um preceito dos direitos fundamentais da criança e do adolescente em permutação a Doutrina da Situação Irregular (ALVES, 2009).


User badge image
Chris Moraes

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Para identificar a alternativa INCORRETA sobre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, é importante analisar cada uma das afirmações apresentadas. A alternativa que menciona que "o contexto infância e juventude começou a ter um cuidado técnico processual e estabeleceu-se um preceito dos direitos fundamentais da criança e do adolescente em permutação a Doutrina da Situação Irregular" é a INCORRETA, pois o ECA, na verdade, substituiu a Doutrina da Situação Irregular pela Doutrina da Proteção Integral, que visa garantir os direitos das crianças e adolescentes como sujeitos de direitos. Portanto, a resposta correta é que a última afirmação é a INCORRETA.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina