Até o início da década de 1960, não existiam grandes problemas com a qualidade e quantidade dos resíduos produzidos pelo homem. Com o aparecimento dos plásticos, a situação alterou-se devido às características desse material. Os plásticos são obtidos a baixo custo, são praticamente inertes e alguns podem ser moldados a baixas temperaturas. Além disso, os plásticos são impermeáveis como o vidro e os metais, flexíveis e rígidos o suficiente para resistirem a impactos, por fim, são dificilmente destruídos (degradados).
Nesse contexto, avalie as seguintes descrições dos processos de reciclagem de plásticos.
I. Reciclagem Primária: aproveitamento das aparas, das rebarbas e das peças defeituosas dentro da linha de montagem das próprias indústrias.
II. Reciclagem Secundária: conversão dos resíduos poliméricos provenientes dos resíduos sólidos urbanos, por um processo ou uma combinação de processos, em produtos combustíveis e químicos por processos termoquímicos.
III. Reciclagem Terciária: reutilização de embalagens provindas de lixões, coleta seletiva e sucatas. Exige excelente separação para poder ser aproveitado, devido à mistura com outros materiais.
IV. Reciclagem Quaternária: processo tecnológico de recuperação de energia de resíduos poliméricos por métodos de moldagem e ou conformação plástica.
É correto apenas o que se afirma em:
Ed
anteontem
Vamos analisar cada uma das descrições dos processos de reciclagem de plásticos: I. Reciclagem Primária: aproveitamento das aparas, das rebarbas e das peças defeituosas dentro da linha de montagem das próprias indústrias. Verdadeiro. Essa definição está correta, pois a reciclagem primária se refere ao reaproveitamento de materiais dentro do próprio processo produtivo. II. Reciclagem Secundária: conversão dos resíduos poliméricos provenientes dos resíduos sólidos urbanos, por um processo ou uma combinação de processos, em produtos combustíveis e químicos por processos termoquímicos. Falso. A reciclagem secundária geralmente se refere à transformação de plásticos em novos produtos, não necessariamente em produtos combustíveis e químicos. III. Reciclagem Terciária: reutilização de embalagens provindas de lixões, coleta seletiva e sucatas. Exige excelente separação para poder ser aproveitado, devido à mistura com outros materiais. Falso. A reciclagem terciária se refere a processos que envolvem a recuperação de materiais através de processos químicos, e não à reutilização direta de embalagens. IV. Reciclagem Quaternária: processo tecnológico de recuperação de energia de resíduos poliméricos por métodos de moldagem e ou conformação plástica. Falso. A reciclagem quaternária se refere à recuperação de energia a partir de resíduos, mas não necessariamente por moldagem ou conformação plástica. Com base nas análises, apenas a afirmativa I está correta. Portanto, a alternativa correta é: I.