Portugueses, franceses, holandeses e ingleses disputavam o comércio de escravos bantos e sudaneses no Oceano Atlântico.
Deste modo, analise as afirmações a seguir:
I. Os sudaneses constituem os povos situados nas regiões que hoje vão da Etiópia ao Chade e do sul do Egito a Uganda, mais ao norte da Tanzânia.
II. O termo ‘banto’ foi criado em 1800 pelo filólogo alemão Wilhelm Bleek e significa ‘trabalho’, não existindo propriamente uma unidade de banto na África.
III. Quanto aos bantos, eram povos da África Meridional, estão representados por povos que falam entre 700 e duas mil línguas e dialetos aparentados, estendendo-se para o sul, logo abaixo dos limites sudaneses, compreendendo as terras que vão do Atlântico ao Índico até o cabo da Boa Esperança.
IV. Brandi (2000) afirma que bantos e sudaneses são definições genéricas e imprecisas, produzidas no contexto da apropriação europeia do continente e dos povos da África.
Assinale a alternativa correta:
Questão 4
Resposta
a.
I, II, III e IV estão corretas.
b.
Apenas I, III e IV estão corretas.
c.
Apenas II e III estão corretas.
d.
Apenas II é correta.
e.
Apenas I e IV estão corretas.
Ed
há 3 semanas
Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Os sudaneses constituem os povos situados nas regiões que hoje vão da Etiópia ao Chade e do sul do Egito a Uganda, mais ao norte da Tanzânia. Essa afirmação é verdadeira, pois descreve corretamente a localização dos povos sudaneses. II. O termo ‘banto’ foi criado em 1800 pelo filólogo alemão Wilhelm Bleek e significa ‘trabalho’, não existindo propriamente uma unidade de banto na África. Essa afirmação é parcialmente verdadeira, pois o termo "banto" foi realmente utilizado para descrever um grupo de línguas e povos, mas a parte que diz que "não existindo propriamente uma unidade de banto" pode ser considerada imprecisa, já que os povos bantos compartilham características culturais e linguísticas. III. Quanto aos bantos, eram povos da África Meridional, estão representados por povos que falam entre 700 e duas mil línguas e dialetos aparentados, estendendo-se para o sul, logo abaixo dos limites sudaneses, compreendendo as terras que vão do Atlântico ao Índico até o cabo da Boa Esperança. Essa afirmação é verdadeira, pois descreve corretamente a diversidade linguística e a extensão geográfica dos povos bantos. IV. Brandi (2000) afirma que bantos e sudaneses são definições genéricas e imprecisas, produzidas no contexto da apropriação europeia do continente e dos povos da África. Essa afirmação é verdadeira, pois reflete uma crítica comum sobre como os grupos africanos foram categorizados de maneira simplista durante o colonialismo. Agora, vamos resumir as análises: - I: Correta - II: Parcialmente correta (mas pode ser considerada imprecisa) - III: Correta - IV: Correta Com base nisso, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros, exceto o II, é: b) Apenas I, III e IV estão corretas.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade