Buscar

O que é o Estado de Direito pós social ?

💡 4 Respostas

User badge image

Especialistas PD

Em interessante artigo, o Professor Guilherme Sandoval Góes assim leciona:

“o Estado Social pode ser apontado como a última versão da estatalidade moderna, sendo certo mesmo afirmar-se que é a crise do Estado Social (welfare state) que dá inicio a um novo ciclo estatal de viés pós-moderno, sucedendo os três grandes modelos estatais da modernidade (Estado Absoluto- Estado Liberal –Estado Social).

Nesse contexto de pós-modernidade, ganha força a construção do Estado Pós-Social, paradigma ainda em construção e que nasce a partir do fim da bipolaridade e do colapso do welfare state. É por isso que parte da doutrina pátria já não hesita mais em professar o fim do Estado do Bem-Social e o nascimento de uma nova Era de democracia pós-social, ditada pela globalização da economia e pelo triunfo do capitalismo. A palavra de ordem é governança e competitividade em mercados mundialmente abertos.

Com isso, o Estado Pós-Social passa a simbolizar o último estágio de desenvolvimento do Estado nacional, sendo, portanto, o sucessor do welfare state. Vale, pois, arrematar nosso estudo sobre a evolução social do Estado contemporâneo fazendo a seguinte sistematização acerca da fenomenologia estatal:

a) Modelos da pré-modernidade: Estado-Cidade (Polis Grega) e Estado Medieval;

b) Paradigmas da modernidade: Estado Absoluto, Estado Liberal e Estado Social;

c) Concepção da pós-modernidade: Estado Pós-Social.

Observe que cada um desses diferentes paradigmas estatais traz em seu bojo as transformações políticas e sociais que circunscrevem os direitos humanos de cada época considerada.”

 (Fonte: https://www.ebah.com.br/content/ABAAABfxQAJ/evolucao-social-estado)

Jéfferson Ferreira Casagrande e Rodrigo Valente Giublin Teixeira, analisando a GLOBALIZAÇÃO E O PARADIGMA PÓS-SOCIAL ensinam que:

“No Brasil não foi diferente, com efeito, nossa Constituição, que consagra um modelo de Estado do Bem-Estar Social, fortemente intervencionista, foi pega no contrapé pela onda neoliberal que varreu o mundo na fase final do século XX. Assim, a partir de 1995, o governo federal, com o apoio de bancada parlamentar amplamente majoritária, iniciou um ciclo de reformas na ordem constitucional econômica brasileira, buscando redefinir o papel do Estado, envolvendo a extinção de certas restrições existentes ao capital estrangeiro (EC nº 6 e 7) e a flexibilização de monopólios estatais sobre o gás canalizado, as telecomunicações e o petróleo (EC nº5, 8 e 9). Desenvolveu amplo programa de privatizações (Vale do Rio Doce e Telebrás). A Emenda nº 19 alterou a estrutura da administração pública e a filosofia da administração pública e reduzir seus gastos. Da administração burocrática para a administração gerencial. Parece evidente que este novo modelo de Estado reclama com intensidade ainda maior a vinculação dos particulares aos direitos fundamentais. De fato, se o reiterado do papel do Estado, com a devolução de vastos campos de atuação para a iniciativa privada, ensejasse a multiplicação de esferas desprovidas da cobertura dos direitos humanos, desproteger-se-ia, de modo inaceitável, o cidadão diante do poder social. Para minimizar os riscos e atenuar males do Estado pós-social, é preciso reforçar a enfática dos direitos humanos e fundamentais sobre as relações privadas, protegendo da barbárie e da opressão os excluídos, que já não contam em seu favor com a estrutura do Welfare State. (Revista Pensamento Jurídico – São Paulo – Vol. 11, Nº 1, jan./jun. 2017)

Portanto, é possível concluir que no Estado pós-social verifica-se a saturação do Estado, passando-se a se admitir que a própria sociedade exerça atividades que até então eram consideradas como exclusivamente estatais.

2
Dislike0
User badge image

Bárbara Dornelles Flores

Não seria o Estado Democrático de Direito?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais