Ed
há 2 meses
Vamos analisar o processo de degradação da hemoglobina: - A hemoglobina é degradada em aminoácidos (que serão reutilizados para síntese de proteínas). - O ferro (Fe2+) é liberado e reciclado. - A porção heme é convertida em biliverdina, que depois é transformada em bilirrubina. - Durante essa conversão, é liberada uma molécula de monóxido de carbono (CO). Portanto, as substâncias obtidas são: aminoácidos, Fe2+, biliverdina (ou bilirrubina, que é o produto seguinte) e uma molécula de CO. Analisando as alternativas: A) Lipídios, H+, biliverdina e CO2 – incorreto (não há liberação de lipídios nem CO2 nesse processo). B) Aminoácidos, Fe2+, biliverdina e CO – correto. C) Lipídios, Fe2+, bilirrubina e O2 – incorreto (não há libídios nem O2 liberado). D) Aminoácidos, Fe2+, bilirrubina e O2 – incorreto (não há liberação de O2). E) Glicose, H+, urobilinogênio e CO – incorreto (glicose não é produto da degradação da hemoglobina). Resposta correta: B) Aminoácidos, Fe2+, biliverdina e uma molécula de CO.
Cadastre-se ou realize login