Ed
há 2 meses
Vamos analisar as afirmativas sobre a transição demográfica no Brasil para identificar a INCORRETA: A) A partir dos anos 60, ocorreu importante processo de urbanização da população brasileira. — Correto. Houve grande urbanização a partir dessa época. B) O processo de transição demográfica implica na diminuição da mortalidade infantil e aumento da esperança de vida ao nascer. — Correto. Isso é característico da transição demográfica. C) A fase de aceleração demográfica é caracterizada pelo declínio significativo da mortalidade, mantendo-se a fecundidade em níveis bastante altos, produzindo uma população jovem em rápido crescimento. — Correto. Essa é a fase típica da transição demográfica. D) As mudanças mais acentuadas na estrutura etária brasileira se operam nas idades extremas: menores de 15 anos perderam representatividade e os maiores de 65 anos passaram a ter peso relativamente maior. — Correto. Isso reflete o envelhecimento da população. E) A transição demográfica brasileira não influenciou o processo de envelhecimento da população. — Incorreto. A transição demográfica é justamente o que influencia o envelhecimento populacional. Portanto, a afirmativa INCORRETA é a E.