Buscar

Contagem de Prazo - duvida.

Se a juntada de AR (citação) foi no dia 17/03/2016 (um dia antes do novo cpc, que foi lançado no dia 18/03/2016), qual o prazo para a contestação? Seria com o prazo do cpc/73 ou do ncpc/16?

💡 4 Respostas

User badge image

Eric Gomes

seria o novo prazo, do CPC/16

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Doutrina e jurisprudência têm se alinhado na corrente mais benéfica a uma das partes, desde que não acarrete em prejuízos ao ex adverso.

É o caso da contagem de prazo, cuja dilação trazida por lei nova não pode ser alegada como prejuízo propriamente dito, em razão de princípios como da cooperação, boa-fé e contraditório efetivo.

Cumpre destacar, contudo, que para a incidência do Novo Código quando de sua entrada em vigor, o prazo não pode estar exaurido, mas por começar ou já em curso.

No caso em tela, teríamos a contagem dos prazos em dias úteis e não corridos, pois legislação mais benéfica quanto aos prazos entrou em vigor quando pendente o prazo para apresentação da contestação.

A intimação seria para apresentar a contestação e não para comparecer em audiência de conciliação e mediação, pois a norma anterior nada versava sobre essa obrigatoriedade, razão pela qual não poderia ser refeito o ato de citação, pois vigora o princípio dos atos processuais isolados, sendo certo que o tempo rege o ato. 

O prazo da contestação estava em curso, mas a citação já estava exaurida quando da entrada em vigor

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais