Logo Passei Direto
Buscar

Redação

Outros
Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa em que consta a expressão que poderá substituir o trecho sublinhado:

“A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente”.
Assinale a alternativa em que consta a expressão que poderá substituir o trecho sublinhado:
A) “de que”.
B) “em que”.
C) “da qual”.
D) “no qual”.
E) "logo que".
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

O trecho sublinhado é: "na qual Donald Trump tornou-se presidente". Analisando as alternativas para substituir "na qual" referindo-se a "eleição de 2016 nos Estados Unidos": - A) “de que” — não é adequado para substituir "na qual" nesse contexto. - B) “em que” — pode indicar tempo ou lugar, mas não é o mais preciso para "eleição". - C) “da qual” — indica posse, não é adequado aqui. - D) “no qual” — correto, pois "eleição" é um evento (lugar/ocasião) e "no qual" indica "na qual". - E) “logo que” — indica tempo, mas não substitui "na qual" corretamente. Portanto, a alternativa correta é: D) “no qual”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O texto apresenta como ideia central:

COMO PROCESSAR QUEM NÃO NOS REPRESENTA?

Não somos vândalos. E deveríamos ganhar flores. Cidadãos que respeitam as regras são diariamente maltratados por serviços públicos ineficientes. Como processar o prefeito e o governador se nossos impostos não se traduzem no respeito ao cidadão? Como processar um Congresso que se comporta de maneira vil, ao manter como deputado, em voto secreto, o presidiário Natan Donadon, condenado a 13 anos por roubo de dinheiro público?

Se posso ser multada (e devo ser) caso jogue no chão um papel de bala, por que não posso multar o prefeito quando a cidade não funciona? E por que não posso multar o governador, se o serviço público me provoca sentimentos de fúria e impotência? Como punir o vandalismo moral do Estado? Ah, pelo voto. Não, não é suficiente. Deveríamos dispor de instrumentos legais para processar quem abusa do poder contra os eleitores – e esse abuso transcende partidos e ideologias. […] (Texto retirado do artigo de Ruth Aquino. Revista Época, 02/09/2013.)
O texto apresenta como ideia central:
A) Inúmeros questionamentos e dúvidas que demonstram a falta de informação da autora sobre o modo de punir o serviço público de má qualidade.
B) Questionamentos retóricos que refletem a indignação da autora diante dos desmandos de políticos e de instituições públicas contra os cidadãos que não têm como punir os que deviam representá-los.
C) A ideia de que o cidadão que não é vândalo tem que ser bem tratado pelos políticos e pelos servidores públicos.
D) A discussão de que é pelo voto que podemos punir os políticos e seus partidos pelo desrespeito imposto aos cidadãos.
E) A ideia de que abusos contra os cidadãos que não são eleitores ocorrem todos os dias e devem ser punidos.

UFPR - 2020 - Câmara de Curitiba - PR - Redator

Considere o seguinte trecho inicial de um texto extraído da revista Superinteressante (edição 408, out. 2019):

Sabemos pouco sobre os hábitos de amamentação dos seres humanos muito, muito antigos. Afinal, não é fácil inferir quanto tempo um ser vivo mamou no peito da mãe a partir de um fóssil.

Os trechos a seguir dão continuidade a essa ideia inicial, mas estão fora de ordem.
Numere os parênteses, indicando a sequência que dá ordem lógica ao texto.
( ) A amamentação seguia por um intervalo enorme, durando entre três e quatro anos por criança. Os cientistas acreditam que estudos desse tipo ajudam a explicar os comportamentos diferentes desses hominídeos antigos – especialmente quando o assunto é estrutura familiar.
( ) Por isso, cientistas da Universidade de Bristol resolveram investigar a composição de 40 dentes de diferentes antepassados humanos. Isso porque a proporção de diferentes isótopos de cálcio nos dentes depende do tipo de comida que alguém consome ao longo da vida.
( ) A amamentação longa tende a promover intervalos maiores entre as gravidezes da mãe, favorecendo famílias menores – o que torna cada bebê especialmente valioso, já que é uma das poucas chances da mãe de passar seus genes adiante.
( ) Já no segundo grupo de dentes, de espécies antigas do gênero Homo que apareceram há mais ou menos 3 milhões de anos, o cenário se inverteu.
( ) Primeiro, eles estudaram a dentadura de australopitecos surgidos há cerca de 4 milhões de anos. A análise de cálcio indicou que, para eles, a amamentação era curta: poucos meses depois do nascimento, os filhotes comiam “comida de adulto”.
A) 1 – 2 – 5 – 4 – 3.
B) 4 – 1 – 5 – 3 – 2.
C) 3 – 1 – 2 – 4 – 5.
D) 4 – 2 – 1 – 3 – 5.
E) 3 – 4 – 1 – 5 – 2.

Mais conteúdos dessa disciplina