Logo Passei Direto
Buscar

Linguística

IFAM - Instituto Federal do Amazonas

Segundo Giraldello et al. (2016, p. 170), "a linguagem é concebida como uma dotação genética, regulamentada por um grupo de regras inatas e inscritas na mente dos seres humanos - a Gramática Universal (GU). Dessa forma, a linguagem é inata e biologicamente determinada, sendo adquirida quando a Gramática Universal é desencadeada pela exposição do indivíduo a algumas poucas e simples frases no contexto de sua língua materna.


Fonte: GIRALDELLO, A. P. et al. (Des) Encontros entre abordagens de aquisição da linguagem. Unoesc & Ciência, v. 7, n. 2, р. 169-176, jul./dez. 2016.


Com base no texto, analise as afirmativas a seguir sobre a teoria inatista de aquisição da linguagem e do conhecimento:


I. A aquisição da linguagem é vista como um processo de condicionamento e reforço, onde a criança aprende a falar por meio da imitação.


II. A linguagem é o principal instrumento de mediação entre o indivíduo e o mundo, sendo adquirida por meio de interações sociais e culturais.


III. A teoria postula que o ser humano possui estruturas preexistentes e predisposições genéticas que permitem o desenvolvimento de capacidades como a linguagem.


A


IV. O ambiente e a experiência desempenham um papel crucial como desencadeadores e moldadores das potencialidades inatas, e não como criadores do conhecimento.


É correto o que se afirma em:

User badge image
Thyago Amado

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa com base na teoria inatista da aquisição da linguagem: I. A aquisição da linguagem é vista como um processo de condicionamento e reforço, onde a criança aprende a falar por meio da imitação. — Falso. Essa visão é típica do behaviorismo, não da teoria inatista. II. A linguagem é o principal instrumento de mediação entre o indivíduo e o mundo, sendo adquirida por meio de interações sociais e culturais. — Falso. Essa ideia está mais alinhada com teorias socioculturais, não com o inatismo, que enfatiza estruturas genéticas. III. A teoria postula que o ser humano possui estruturas preexistentes e predisposições genéticas que permitem o desenvolvimento de capacidades como a linguagem. — Verdadeiro. Essa é a base da teoria inatista, que fala da Gramática Universal e predisposições genéticas. IV. O ambiente e a experiência desempenham um papel crucial como desencadeadores e moldadores das potencialidades inatas, e não como criadores do conhecimento. — Verdadeiro. O ambiente ativa as estruturas inatas, mas não cria o conhecimento. Portanto, os itens corretos são III e IV. Como não foi fornecida a lista de alternativas, a resposta correta é: III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina