O mal de Alzheimer é a causa mais comum de demência, contribuindo para 50-60% de todos os casos. É uma doença senil ou pré-senil e as mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens depois dos 70 anos. Em relação ao mal de Alzheimer e seu tratamento farmacológico:
I. Perda de neurônios (particularmente dos colinérgicos) e a presença de placas amilóides extracelulares (deposito de proteína ß-amilóide) são aspectos característicos da doença.
Il. Os inibidores da MAO como a Donezepila são os principais medicamentos usados para o tratamento do mai de
Alzheimer.
III. Outros fármacos são usados no tratamento como a memantina e o piracetam.
A) 1, I e III estão corretas.
B) II e III estão corretas.
C) 1 e ll estão corretas.
D) 1 e Ill estão corretas.
E) Apenas Ili está correta.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada item: I. Perda de neurônios (particularmente dos colinérgicos) e a presença de placas amilóides extracelulares (depósito de proteína ß-amilóide) são aspectos característicos da doença. — Correto. Esses são achados clássicos do Alzheimer. II. Os inibidores da MAO como a Donepezila são os principais medicamentos usados para o tratamento do mal de Alzheimer. — Incorreto. Donepezila é um inibidor da acetilcolinesterase, não da MAO. III. Outros fármacos são usados no tratamento como a memantina e o piracetam. — Parcialmente correto. Memantina é usada no tratamento do Alzheimer, mas o piracetam não é um tratamento padrão para essa doença. Portanto, os itens corretos são I e III. Alternativa correta: D) I e III estão corretas.