Ed
há 2 semanas
A questão trata da evolução histórica das políticas de saúde no Brasil e pede para assinalar a alternativa que corresponde a uma condição importante para essa análise. Analisando as alternativas apresentadas (mesmo que incompletas, a que está mais clara é a c): a) Afirma que a evolução nunca obedeceu à ótica do avanço do capitalismo — isso não é correto, pois a evolução das políticas de saúde está sim relacionada ao contexto político-econômico, incluindo o capitalismo. b) Afirma que a saúde sempre foi preocupação central do governo — isso também não é correto, pois historicamente a saúde nem sempre teve prioridade no Estado brasileiro. c) Afirma que até metade dos anos 1950, o modelo hegemônico de saúde foi o sanitarismo/campanhista, focado no combate de doenças — essa é uma afirmação correta e reconhecida na história da saúde pública no Brasil. Portanto, a alternativa correta é: c) Até metade dos anos 1950, praticou-se como modelo hegemônico de saúde o sanitarismo / campanhista, que visava ao combate das doenças.
Cadastre-se ou realize login