Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Homem de 21 anos sofreu picada de cobra (espécie não identificada) no Membro Inferior Esquerdo (MIE) que causou lesão necrótica extensa e profunda. Após 24 horas, foi internado na UTI com alteração da coagulação, celulite extensa no MIE, sepse e necessidade de ventilação mecânica. No sétimo dia, passou a apresentar anúria, acidose, insuficiência renal aguda e hiperpotassemia, evoluindo com parada cardiorrespiratória refratária e indo a óbito.
Assinale a assertiva correta sobre o fornecimento do atestado de óbito.
A) Por se tratar de causa renal, o mais adequado é que a equipe da Nefrologia forneça o atestado de óbito.
B) Como a etiologia da nefrite é obscura, é recomendável propor à família que seja realizada necropsia no Serviço de Patologia do hospital, o qual fornecerá o atestado de óbito.
C) Como a equipe assistencial conhece o caso, e seguindo o que recomenda o Código de Ética Médica, o plantonista da UTI deve fornecer o atestado de óbito, indicando insuficiência renal aguda como causa principal.
D) A equipe médica está impedida de fornecer o atestado de óbito e deve indicar a realização de exame anatomopatológico no Instituto Médico Legal.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Analisando o caso: o paciente sofreu picada de cobra, evoluiu com complicações graves e faleceu na UTI. A causa da morte está relacionada a complicações da picada (lesão necrótica, sepse, insuficiência renal aguda). Sobre o fornecimento do atestado de óbito: - A equipe que acompanhou o paciente (no caso, a equipe da UTI) é a mais indicada para emitir o atestado, pois conhece o caso e a evolução clínica. - Não há indicação obrigatória de necropsia ou encaminhamento ao Instituto Médico Legal, a menos que haja suspeita de morte violenta ou causas obscuras. - O Código de Ética Médica orienta que o médico assistente ou plantonista que acompanhou o paciente deve emitir o atestado. Portanto, a alternativa correta é: C) Como a equipe assistencial conhece o caso, e seguindo o que recomenda o Código de Ética Médica, o plantonista da UTI deve fornecer o atestado de óbito, indicando insuficiência renal aguda como causa principal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as situações abaixo e as relacione com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Depois, assinale a alternativa que contém a relação correta:

1. Gabriel recentemente perdeu seu convênio médico e deseja realizar seu acompanhamento de hipertensão arterial no posto de saúde próximo a sua residência. Este direito está garantido devido ao princípio da

.

2. O médico Lúcio acaba de atender a paciente Amanda, que trouxe o resultado de uma tomografia de abdome que evidenciou um tumor que necessita de maior investigação. O princípio da
garante que seu atendimento seja priorizado em casos de maior complexidade.

3. Recentemente, a UBS Castro Alves realizou assembleia para votação dos novos representantes do conselho gestor. permite que a sociedade civil se organize e tenha possibilidades concretas de influir sobre as políticas públicas de saúde.

4. Amélia teve diagnóstico recente de câncer de mama e necessita de encaminhamento para rede especializada que fica fora do seu município de moradia. A partir da é possível garantir seu acesso ao melhor tratamento possível.
Assinale a alternativa que contém a relação correta:
A) Universalidade — Equidade — Controle Social — Regionalização.
B) Resolutividade — Hierarquização — Participação da Comunidade — Territorialização.
C) Universalidade — Longitudinalidade do Cuidado — Controle Social — Territorialização.
D) Universalidade — Hierarquização — Controle Social — Regionalização.

Mais conteúdos dessa disciplina