Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Na opinião de Atkins e Jones (2011, p. 114) “sal é todo composto que em água se dissocia liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. A reação de um ácido com uma base recebe o nome de neutralização ou salificação”. Quando, em uma reação entre ácido e base, todos os íons H+ do ácido, reagem com todos os íons OH + 3H O (formação do sal cloreto de alumínio), provenientes, oriundos da base, ocorre a neutralização total da reação, chamada de reação de neutralização. De acordo com a classificação dos sais, analise as assertivas a seguir.
Assinale a alternativa correta:
I. Sais normais (antigamente denominado sal neutro); são provenientes da neutralização total de um ácido ou de uma base. Na sua fórmula não aparece H+ nem OH-;
II. Hidrogenossal (antigamente denominado sal ácido); são sais não provenientes da neutralização parcial de um ácido. Estes sais apresentam dois íons, sendo um deles composto pelo íon H+ (hidrogênio ionizável) e somente um ânion;
III. Hidróxissal (antigamente denominado sal básico); são sais provenientes da neutralização parcial de uma base. Estes sais apresentam dois íons, sendo um deles formado pelo íon OH- e somente um cátion;
IV. Sais duplos ou mistos; são sais que não apresentam dois cátions diferentes (exceto o hidrogênio ionizável H+) ou dois ânions diferentes (exceto a hidroxila OH-).
a. Apenas I, II e III estão corretas.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Todas as alternativas estão incorretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas I e III estão corretas.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada item: I. Sais normais (sal neutro) são provenientes da neutralização total de um ácido ou base, e na fórmula não aparecem H+ nem OH-. Correto. II. Hidrogenossais (sal ácido) são sais provenientes da neutralização parcial de um ácido, e apresentam um íon H+ ionizável e um ânion. Correto. III. Hidróxissais (sal básico) são sais provenientes da neutralização parcial de uma base, apresentam um íon OH- e um cátion. Correto. IV. Sais duplos ou mistos são sais que apresentam dois cátions diferentes e/ou dois ânions diferentes (exceto H+ e OH-). A afirmativa diz que não apresentam dois cátions diferentes (exceto H+) ou dois ânions diferentes (exceto OH-), o que está incorreto, pois sais duplos/mistos apresentam exatamente dois cátions ou dois ânions diferentes. Portanto, os itens corretos são I, II e III. Resposta correta: a) Apenas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina