Buscar

diga 3 processos de regulação homeostatica

💡 3 Respostas

User badge image

Juninho Mantovani

A regulação homeostática necessita de 3 mecanismos para seu funcionamento: o receptor, o centro de controle e o efetor.

O receptor capta as informações do ambiente externo que pode alterar o no meio interno. O centro de controle ou centro de integração, recebe e processa a informação captada pelo receptor. Por fim, o efetor responde aos comando do centro de controle, promovendo determinada resposta, com a finalidade de retorno ao equilíbrio inicial.

Esse processo funciona continuamente para restaurar e manter a homeostase, ou seja, o equilíbrio interno do organismo. Por exemplo, na regulação da temperatura corporal, há receptores de temperatura na pele que enviam informações para o cérebro (cento de controle) que por sua vez, envia ordens para os vasos sanguíneos, coração, pulmôes e glândulas sudoríparas da pele.

2
Dislike0
User badge image

igor Barbosa

obrigado
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um dos conceitos comumente usados na fisiologia é a palavra homeostase ou homeostasia. Este conceito nada mais quer dizer do que a manutenção das condições estáveis, constantes, no meio interno, a fim de que haja equilíbrio funcional. E, com o perfeito funcionamento de todos os sistemas, consegue-se a homeostasia. Quando esse equilíbrio é desestruturado, o organismo lança mão de mecanismos auto-reguladores para voltar ao estado inicial.


Todos os processos de integração e coordenação de funções, mediados por circuitos mecânicos ou por sistemas hormonais e nervosos, são exemplos de regulação homeostática. A estabilidade alcançada é, na verdade, um equilíbrio dinâmico em que ocorrem mudanças contínuas, embora prevaleçam condições relativamente uniformes. Qualquer sistema em equilíbrio dinâmico -- um gato, uma comunidade ou um computador -- tende para uma situação estável, um equilíbrio que resista a forças externas de mudança.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes