Buscar

Explique a intervenção do Estado dentro do direito do trabalho?

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Venancio

Os direitos fundamentais de natureza social são, consoante o art. 6º da Constituição de 1988, educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância. 

Os direitos sociais são direitos fundamentais de segunda geração e demandam uma interferência estatal para sua concretização. Assim, o Estado sai de uma posição inercial e passa a atuar positivamente visando a fornecer aos cidadãos condições dignas de existência, para que, reduzindo-se as desigualdades sociais, seja construída uma sociedade justa e solidária.

0
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

O direito do trabalho surge após a revolução industrial, devido as precárias condições de trabalho que os operários possuiam à época. Não havia controle de jornada, o trabalho infantil era permitido e não era previsto um salário mínimo que garantisse o mínimo de dignidade às pessoas. 

Desta forma, o Estado passa a intervir nas relações de trabalho a fim de tutelar o interesse dos trabalhadores, para que fossem garantidas condições mínimas de dignidade. 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais