Logo Passei Direto
Buscar
A perspectiva isométrica causa a impressão de profundidade e relevo aos objetos representados em duas dimensões. Isto se dá, pois, em um único plano, tal perspectiva representa graficamente as três dimensões de um objeto.
Considerando as informações e o conteúdo estudado sobre a perspectiva isométrica, pode-se afirmar que o observador está localizado:
a) entre o objeto e o plano de projeção, a uma distância infinita deste, e as linhas projetantes convergem para um único ponto.
b) antes do objeto, a uma distância infinita deste, e as linhas projetantes convergem para vários pontos.
c) entre o plano de projeção e o objeto, a uma distância infinita deste, e as linhas projetantes convergem para vários pontos.
d) antes do objeto, a uma distância finita deste, e as linhas projetantes convergem para vários pontos.
e) entre o plano de projeção e o objeto, a uma distância finita deste, e as linhas projetantes convergem para um único ponto.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 1 hora

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 1 hora

Na perspectiva isométrica, as linhas projetantes são paralelas e não convergem para pontos de fuga, pois a projeção é feita a partir de um observador a uma distância infinita, o que evita a convergência das linhas. Analisando as alternativas: a) entre o objeto e o plano de projeção, a uma distância infinita deste, e as linhas projetantes convergem para um único ponto. — Incorreto, pois as linhas não convergem para um ponto na isométrica. b) antes do objeto, a uma distância infinita deste, e as linhas projetantes convergem para vários pontos. — Incorreto, linhas não convergem para vários pontos na isométrica. c) entre o plano de projeção e o objeto, a uma distância infinita deste, e as linhas projetantes convergem para vários pontos. — Incorreto, linhas não convergem. d) antes do objeto, a uma distância finita deste, e as linhas projetantes convergem para vários pontos. — Incorreto, distância finita e convergência não caracterizam isométrica. e) entre o plano de projeção e o objeto, a uma distância finita deste, e as linhas projetantes convergem para um único ponto. — Incorreto, convergência não ocorre na isométrica. Portanto, a alternativa correta é a que indica que o observador está a uma distância infinita e as linhas projetantes são paralelas (não convergem). A única alternativa que menciona distância infinita e não fala em múltiplos pontos de convergência é a alternativa a), mas ela fala em convergência para um único ponto, o que não é correto. Nenhuma alternativa está perfeitamente correta, mas a que mais se aproxima da definição da perspectiva isométrica é a alternativa: a) entre o objeto e o plano de projeção, a uma distância infinita deste, e as linhas projetantes convergem para um único ponto. Porém, como as linhas projetantes na perspectiva isométrica são paralelas e não convergem, a resposta correta, considerando o conceito, seria: O observador está a uma distância infinita do objeto, e as linhas projetantes são paralelas, não convergindo para pontos. Se for necessário escolher uma alternativa, a mais próxima é a a), mas com ressalvas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “A projeção ortográfica é o método de representar a forma exata de um objeto por meio de duas ou mais projeções do objeto sobre planos que, em geral, estão em ângulo reto entre si baixando-se perpendiculares do objeto ao plano. O conjunto das vistas sobre esses planos descreve totalmente o objeto.”Fonte: FRENCH, T.E.; VIERCK, C.J. Desenho Técnico e Tecnologia Gráfica. São Paulo, SP: Editora Globo S.A., 1985.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, sobre a projeção ortográfica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Na representação de uma peça, deve-se utilizar o menor número de vistas possível, desde que transmita todas as informações necessárias. II. ( ) A vista mais importante de uma peça deve ser utilizada como vista frontal ou principal e corresponde, à vista que representa a peça na sua posição de utilização. III. ( ) É vedado o uso de vistas fora da posição determinada pelo método, a não ser no caso da vista principal que pode ser localizada em outras posições. IV. ( ) O emprego de grande número de linhas tracejadas é recomendado, de modo a minimizar o número necessário de vistas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Na representação de uma peça, deve-se utilizar o menor número de vistas possível, desde que transmita todas as informações necessárias.
II. ( ) A vista mais importante de uma peça deve ser utilizada como vista frontal ou principal e corresponde, à vista que representa a peça na sua posição de utilização.
III. ( ) É vedado o uso de vistas fora da posição determinada pelo método, a não ser no caso da vista principal que pode ser localizada em outras posições.
IV. ( ) O emprego de grande número de linhas tracejadas é recomendado, de modo a minimizar o número necessário de vistas.
a) F, V, V, F.
b) V, F, V, F.
c) F, V, F, V.
d) F, F, V, V.
e) V, V, F, F.

Leia o exceto a seguir: “O objeto é representado de tal maneira que permite demonstrar três de suas faces, que correspondem geralmente à frontal, lateral esquerda e superior. As três faces são ligadas entre si, em um só desenho, montadas sobre três eixos, perpendiculares entre si, que servem de suporte às três dimensões (altura, largura e comprimento) e são colocados obliquamente em relação ao plano de projeção.” Fonte: MICELI, M.; FERREIRA, P. Desenho Técnico Básico. Rio de Janeiro: Editora Imperial, 2009. p. 61.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre perspectiva isométrica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Na perspectiva isométrica, o observador se encontra a uma distância infinita do objeto e as linhas projetantes convergem para um único ponto. II. ( ) A perspectiva isométrica é a que menos deforma, quando comparada a outras perspectivas, pois mantém a mesma medida de largura, altura e profundidade dos objetos. III. ( ) Na perspectiva isométrica, os eixos isométricos formam um ângulo de 120º entre si. IV. ( ) A perspectiva isométrica, assim como a dimétrica e a trimétrica, é um tipo de perspectiva cônica ou exata. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Na perspectiva isométrica, o observador se encontra a uma distância infinita do objeto e as linhas projetantes convergem para um único ponto.
II. ( ) A perspectiva isométrica é a que menos deforma, quando comparada a outras perspectivas, pois mantém a mesma medida de largura, altura e profundidade dos objetos.
III. ( ) Na perspectiva isométrica, os eixos isométricos formam um ângulo de 120º entre si.
IV. ( ) A perspectiva isométrica, assim como a dimétrica e a trimétrica, é um tipo de perspectiva cônica ou exata.
a) F, V, V, V.
b) F, V, F, V.
c) V, F, V, F.
d) V, F, F, V.
e) F, V, V, F.

A norma da ABNT NBR 8403 – Aplicação de linhas em desenho técnicos fixa os tipos de linhas e suas aplicações, escalonamentos, espaçamento entre linhas, larguras, cores, terminação das linhas de chamada e ordem de prioridade de linhas coincidentes. Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8403: Aplicação de linhas em desenhos – Tipos de linhas - Larguras das linhas. Rio de Janeiro, 1984. p. 2. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a ordem correta de prioridade das linhas, em caso de ocorrência de duas ou mais linhas de diferentes tipos, é:
a) linhas de centro; arestas e contornos não visíveis; linhas de cota e auxiliar; linhas de centro de gravidade; superfícies de cortes e seções, arestas e contornos visíveis.
b) linhas de centro; linhas de cota e auxiliar; arestas e contornos não visíveis; arestas e contornos visíveis; linhas de centro de gravidade; superfícies de cortes e seções.
c) arestas e contornos não visíveis; linhas de centro de gravidade; superfícies de cortes e seções; linhas de centro; linhas de cota e auxiliar; arestas e contornos visíveis.
d) arestas e contornos visíveis; arestas e contornos não visíveis; superfícies de cortes e seções; linhas de centro; linhas de centro de gravidade; linhas de cota e auxiliar;
e) arestas e contornos visíveis; linhas de centro; superfícies de cortes e seções; linhas de cota e auxiliar; arestas e contornos não visíveis; linhas de centro de gravidade.

Para ler e interpretar desenho técnico é indispensável que se conheçam as linhas mais utilizadas na representação de um objeto em vistas ortográficas. A NBR 8403 especifica os tipos de linha e suas aplicações. Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8403: Aplicação de linhas em desenhos – Tipos de linhas - Larguras das linhas. Rio de Janeiro, 1984. p 2.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre linhas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Traço e ponto é o tipo de linha que deve ser utilizado na representação gráfica dos eixos. II. ( ) Contínua estreita é o tipo de linha que deve ser utilizado na representação gráfica das linha de chamadas. III. ( ) Traço dois pontos estreita é o tipo de linha que deve ser utilizado na representação gráfica dos contornos não visíveis. IV.( ) Contínua estreita é o tipo de linha que deve ser utilizado na representação gráfica dos limites de vista ou cortes. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Traço e ponto é o tipo de linha que deve ser utilizado na representação gráfica dos eixos.
II. ( ) Contínua estreita é o tipo de linha que deve ser utilizado na representação gráfica das linha de chamadas.
III. ( ) Traço dois pontos estreita é o tipo de linha que deve ser utilizado na representação gráfica dos contornos não visíveis.
IV.( ) Contínua estreita é o tipo de linha que deve ser utilizado na representação gráfica dos limites de vista ou cortes.
a) V, F, F, V.
b) F, V, F, V.
c) V, F, V, F.
d) F, V, V, F.
e) V, V, F, F.

A linhas são indispensáveis ao desenho técnico, sem elas, seria impossível realizar a leitura do desenho. Para que todos os profissionais que atuam com desenho técnico possam falar a mesma “língua”, é necessário que a linguagem gráfica seja padronizada. A norma da ABNT NBR 8403 cumpre a função de especificar os tipos de linhas e suas denominações, para que todos possam ler e interpretar os desenhos técnicos da mesma maneira.
Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8403: Aplicação de linhas em desenhos – Tipos de linhas - Larguras das linhas. Rio de Janeiro, 1984. p 2.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre linhas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A linha tracejada larga pode ser utilizada para contornos e arestas não visíveis.
II. ( ) A linha traço e ponto estreita pode ser utilizada para marcar a linhas de centro e linhas de simetria.
III. ( ) As linhas de chamada devem terminar com uma seta, se conduzirem a uma linha de cota.
IV. ( ) A linha contínua estreita deve ser utilizada para representar arestas visíveis e limites de vistas ou cortes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A linha tracejada larga pode ser utilizada para contornos e arestas não visíveis.
II. ( ) A linha traço e ponto estreita pode ser utilizada para marcar a linhas de centro e linhas de simetria.
III. ( ) As linhas de chamada devem terminar com uma seta, se conduzirem a uma linha de cota.
IV. ( ) A linha contínua estreita deve ser utilizada para representar arestas visíveis e limites de vistas ou cortes.
a) V, V, F, F.
b) F, V, V. F.
c) F, F, V, V.
d) V, F, V, F.
e) V, F, F, V.

A norma da ABNT NBR 8403 – Aplicação de linhas em desenho técnicos fixa tipos e o escalonamento de larguras de linhas para uso em desenhos técnicos e documentos semelhantes, ela traz condições gerais e condições especifica de uso das linhas, sendo que a última, trata de largura de linhas, espaçamento entre linhas e etc.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a terminação das linhas de chamadas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) As linhas de chamadas devem terminar: sem símbolo, se elas conduzem a uma linha de cota. II. ( ) As linhas de chamadas devem terminar: com uma estrela, se termina dentro do objeto representado. III. ( ) As linhas de chamadas devem terminar: com uma seta, se ela conduz e ou contorna a aresta do objeto representado. IV. ( ) As linhas de chamadas devem terminar: com círculo, se elas situam-se na parte externa do objeto representado. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) As linhas de chamadas devem terminar: sem símbolo, se elas conduzem a uma linha de cota.
II. ( ) As linhas de chamadas devem terminar: com uma estrela, se termina dentro do objeto representado.
III. ( ) As linhas de chamadas devem terminar: com uma seta, se ela conduz e ou contorna a aresta do objeto representado.
IV. ( ) As linhas de chamadas devem terminar: com círculo, se elas situam-se na parte externa do objeto representado.
a) V, F, F, V.
b) V, V, F, F.
c) V, V, F, V.
d) F, V, V, V.
e) V, F, V, F.

“A escolha da projeção que representará um objeto tridimensional em um desenho plano é determinada pelo propósito da representação. E o propósito geralmente fica entre o conflitante objetivo de ilustrar a aparência geral de um objeto, ou seja, como ele aparenta aos olhos em uma determinada posição, e indicar claramente a forma e as dimensões do objeto.” Fonte: CRUZ, M. Projeções e perspectivas para desenhos técnicos. São José dos Campos: Editora Érica, 2014. p 133.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre projeções, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Na projeção cilíndrica oblíqua, as linhas projetantes não são perpendiculares em relação ao plano de projeção. II. ( ) As projeções cônicas se dividem em oblíquas e ortogonais, sendo a primeira a mais utilizada nas vistas ortográficas. III. ( ) Na projeção cilíndrica ortogonal, as linhas projetantes são paralelas entre si e perpendiculares em relação ao plano de projeção. IV. ( ) As projeções se classificam em cônica e cilíndrica. Na projeção cônica, as linhas projetantes são paralelas entre si e oblíquas em relação ao plano de projeção. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Na projeção cilíndrica oblíqua, as linhas projetantes não são perpendiculares em relação ao plano de projeção.
II. ( ) As projeções cônicas se dividem em oblíquas e ortogonais, sendo a primeira a mais utilizada nas vistas ortográficas.
III. ( ) Na projeção cilíndrica ortogonal, as linhas projetantes são paralelas entre si e perpendiculares em relação ao plano de projeção.
IV. ( ) As projeções se classificam em cônica e cilíndrica. Na projeção cônica, as linhas projetantes são paralelas entre si e oblíquas em relação ao plano de projeção.
a) V, F, V, V.
b) V, F, F, F.
c) V, F, V, F.
d) F, F, V, V.
e) F, V, V, F.

O uso das linhas é indispensável para ler e interpretar um desenho técnico, as linhas são normatizadas pela norma da ABNT NBR 8403 – Aplicação de linhas em desenhos, além de apresentar os tipos de linhas específicos, apresenta também suas denominações e aplicações.
Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8403: Aplicação de linhas em desenhos – Tipos de linhas - Larguras das linhas. Rio de Janeiro, 1984. p. 2.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o uso de linhas nos desenhos técnicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A linha contínua larga define contornos e arestas visíveis; e as linhas traço e ponto estreita marcam linhas de centro e linhas de simetria.
II. ( ) A linha traço e ponto estreita define contornos e arestas visíveis; a linha traço dois pontos estreita marca linhas de centro, eixos de simetria e trajetórias.
III. ( ) A linha tracejada marca linhas auxiliares, linhas de cota, linhas de chamadas e hachuras.
IV. ( ) A linha contínua estreita define hachuras, linha de chamadas, e linhas auxiliares.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A linha contínua larga define contornos e arestas visíveis; e as linhas traço e ponto estreita marcam linhas de centro e linhas de simetria.
II. ( ) A linha traço e ponto estreita define contornos e arestas visíveis; a linha traço dois pontos estreita marca linhas de centro, eixos de simetria e trajetórias.
III. ( ) A linha tracejada marca linhas auxiliares, linhas de cota, linhas de chamadas e hachuras.
IV. ( ) A linha contínua estreita define hachuras, linha de chamadas, e linhas auxiliares.
a) F, V, V, V.
b) F, F, F, V.
c) F, V, V, F.
d) V, F, F, V.
e) V, V, F, F.

A norma NBR 10067 (princípios gerais de representação em desenho técnico) traz as especificações da representação dos desenhos técnicos, como informações sobre diedros, vistas auxiliares, detalhes ampliados etc.
Considerando o conteúdo estudado sobre a norma NBR 10067, analise as afirmativas a seguir:
I. A vista mais importante de uma peça deve ser utilizada como vista frontal ou principal. Geralmente, essa vista representa a peça na sua posição de utilização.
II. Não sendo possível ou conveniente representar uma ou mais vistas na posição determinada pelo método de projeção, pode-se localizá-las em outras posições, com exceção da vista principal.
III. As peças simétricas não podem ser representadas por uma parte do todo, devendo ser, em todos os casos, desenhadas na sua totalidade.
IV. As posições da representação das vistas de projeção no 1º e 3º diedro são as mesmas.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. A vista mais importante de uma peça deve ser utilizada como vista frontal ou principal. Geralmente, essa vista representa a peça na sua posição de utilização.
II. Não sendo possível ou conveniente representar uma ou mais vistas na posição determinada pelo método de projeção, pode-se localizá-las em outras posições, com exceção da vista principal.
III. As peças simétricas não podem ser representadas por uma parte do todo, devendo ser, em todos os casos, desenhadas na sua totalidade.
IV. As posições da representação das vistas de projeção no 1º e 3º diedro são as mesmas.
a) I e IV.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I e II.

O corte é um recurso utilizado para mostrar elementos internos de modelos complexos com maior clareza. Existem diferentes tipos de corte que se adequam ao objeto e à necessidade das informações representadas. As representações são normatizadas pela norma ABNT NBR 10067.
Acerca do conteúdo estudado sobre a indicação da localização do plano de corte, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Para indicar a localização do plano de corte, deve-se utilizar uma contínua estreita em zigue-zague. II. ( ) Para indicar a localização do plano de corte, deve-se utilizar traço e ponto estreita, larga nas extremidades e na mudança de direção. III. ( ) A vista corte deve ser ampliada para facilitar a leitura dos detalhes internos. IV. ( ) Na indicação da localização do plano de corte, deve-se utilizar letras e pode haver mais de um corte numa mesma peça. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Para indicar a localização do plano de corte, deve-se utilizar uma contínua estreita em zigue-zague.
II. ( ) Para indicar a localização do plano de corte, deve-se utilizar traço e ponto estreita, larga nas extremidades e na mudança de direção.
III. ( ) A vista corte deve ser ampliada para facilitar a leitura dos detalhes internos.
IV. ( ) Na indicação da localização do plano de corte, deve-se utilizar letras e pode haver mais de um corte numa mesma peça.
a) F, V, V, F.
b) F, F, V, V.
c) V, F, F, V.
d) V, F, V, F.
e) F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “As hachuras são representações convencionais dos materiais usados na produção ou construção de objetos; em geral, representadas apenas nos cortes. São definidas pela ABNT para diversos materiais.”Fonte: MICELI, M. T.; FERREIRA, P. Desenho Técnico Básico. 4. ed. Rio de Janeiro: Imperial, 2009. (Adaptado). Acerca do conteúdo estudado e da representação da área de corte por meio de hachuras, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As hachuras são formadas por linhas paralelas em relação às linhas principais do contorno ou eixos de simetria. II. ( ) As hachuras, nos desenhos de conjunto, em peças adjacentes, devem ser feitas em direções opostas ou espaçamentos diferentes. III. ( ) As hachuras não devem ser utilizadas no sentido longitudinal nos seguintes elementos: dentes de engrenagem, parafusos, porcas. IV. ( ) As hachuras, em uma peça composta, devem ser feitas sempre na mesma direção e espaçamento de linhas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) As hachuras são formadas por linhas paralelas em relação às linhas principais do contorno ou eixos de simetria.
II. ( ) As hachuras, nos desenhos de conjunto, em peças adjacentes, devem ser feitas em direções opostas ou espaçamentos diferentes.
III. ( ) As hachuras não devem ser utilizadas no sentido longitudinal nos seguintes elementos: dentes de engrenagem, parafusos, porcas.
IV. ( ) As hachuras, em uma peça composta, devem ser feitas sempre na mesma direção e espaçamento de linhas.
a) V, F, F, V.
b) F, V, V, F.
c) V, F, V, F.
d) F, F, V, V.
e) F, V, V, F.

Leia o texto a seguir: “Os detalhes que não são paralelos aos planos de projeção tornam a construção de vistas mais trabalhosas, sendo necessários à construção de vistas que já conhecemos e outras vistas simultaneamente.”Fonte: Silva, Arlindo; Ribeiro, Carlos T.; Dias, João; Sousa; Luís. Desenho técnico moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2006.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as vistas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) A vista principal deve ser escolhida de modo a fornecer a maior quantidade de informação sobre a peça. II. ( ) O limite para o número de vistas que pode ser adotado na representação é de até seis vistas. III. ( ) O número de seção de corte que se deve utilizar na projeção é de no mínimo duas. IV. ( ) Não é permitido suprimir as vistas de objetos complexos, pois isso prejudicaria a interpretação. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A vista principal deve ser escolhida de modo a fornecer a maior quantidade de informação sobre a peça.
II. ( ) O limite para o número de vistas que pode ser adotado na representação é de até seis vistas.
III. ( ) O número de seção de corte que se deve utilizar na projeção é de no mínimo duas.
IV. ( ) Não é permitido suprimir as vistas de objetos complexos, pois isso prejudicaria a interpretação.
a) V, V, F, F.
b) F, F, V, V.
c) F, V, F, V.
d) V, F, V, F.
e) V, F, F, V.

Na perspectiva isométrica, o observador situa-se no infinito e as retas projetantes são paralelas e incidem perpendicularmente no plano. Nessa perspectiva, o objeto está situado em um sistema de três eixos coordenados, conhecidos como eixos isométricos.
Com base no conteúdo estudado sobre perspectivas isométrica, analise as afirmativas a seguir. I. O traçado de qualquer perspectiva isométrica parte dos eixos isométricos. II. Os eixos isométricos podem ser representados em posições variadas, desde que formem ângulos de 180° entre si. III. Na perspectiva isométrica, as três faces do objeto sofrem a mesma deformação, ou seja, reduções iguais nos três eixos. IV. As linhas que não são paralelas aos eixos isométricos são linhas não isométricas. V. A perspectiva isométrica de circunferências e de arcos de circunferências é representada pela elipse isométrica. Está correto o que se afirma em:
I. O traçado de qualquer perspectiva isométrica parte dos eixos isométricos.
II. Os eixos isométricos podem ser representados em posições variadas, desde que formem ângulos de 180° entre si.
III. Na perspectiva isométrica, as três faces do objeto sofrem a mesma deformação, ou seja, reduções iguais nos três eixos.
IV. As linhas que não são paralelas aos eixos isométricos são linhas não isométricas.
V. A perspectiva isométrica de circunferências e de arcos de circunferências é representada pela elipse isométrica.
a) III, IV, e V.
b) I, II, III e V.
c) II, IV e V.
d) I, II e III.
e) II, III, IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina