Logo Passei Direto
Buscar

Elementos de Máquinas

Colégio Objetivo
Os testes de circuito aberto e curto-circuito, que são realizados em um transformador, fornecem resultados mais precisos que os testes realizados por meio de medições em um transformador totalmente carregado.
Sobre o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- teste de circuito aberto é sempre realizado no lado de baixa tensão do transformador.
II- Se for realizado no lado de alta tensão, a corrente sem carga seria muito pequena, enquanto a tensão aplicada seria muito grande.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
User badge image
Estudando com Questões

há 22 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 22 horas

Vamos analisar as asserções: I - O teste de circuito aberto é sempre realizado no lado de baixa tensão do transformador. Isso é verdadeiro, pois no teste de circuito aberto aplica-se a tensão nominal no lado de baixa tensão para evitar tensões elevadas e correntes pequenas, facilitando a medição. II - Se for realizado no lado de alta tensão, a corrente sem carga seria muito pequena, enquanto a tensão aplicada seria muito grande. Isso também é verdadeiro, pois aplicar a tensão no lado de alta tensão com o outro lado aberto resultaria em uma corrente muito pequena (corrente de excitação) e uma tensão alta, o que não é prático nem seguro. Agora, a relação entre as duas: A asserção II justifica a I, pois explica por que o teste é feito no lado de baixa tensão — para evitar a aplicação de alta tensão com corrente muito pequena. Portanto, a alternativa correta é: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A relação entre a potência de saída de um transformador e sua potência de entrada é conhecida como “eficiência do transformador”. O efeito das perdas do transformador é medido por ela, que, geralmente, é expressa em porcentagem.
Com relação à dificuldade de se medir a eficiência de um transformador por meio dos métodos de medição de saída-entrada, assinale a alternativa CORRETA:
A As perdas são anormalmente altas.
B A saída está defasada em relação à entrada.
C A eficiência de um transformador é geralmente alta e, portanto, medições extremamente precisas são necessárias.
D A saída é senoidal e, portanto, não pode ser medida.

Nos transformadores, há muitos ensaios, sendo que os mais conhecidos são os ensaios em vazio e em curto-circuito. Todos os ensaios devem ser realizados com a orientação e supervisão de um profissional, seguindo as normas de segurança.
Com relação aos testes realizados em um transformador, quanto aquele que apresenta um teste de rotina, assinale a alternativa CORRETA:
A Teste de pendência.
B Teste de tensão de isolamento do núcleo.
C Teste de interferência de rádio.
D Teste de bipolaridade.

Mais conteúdos dessa disciplina