Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
(IDECAN/2021- Adaptada) A "Lei das Águas" é o nome comum dado à Lei Federal n° 9.433, promulgada em 8 de janeiro de 1997, que estabelece a Política Nacional de Recursos Hídricos no Brasil.
Segundo a "Lei das Águas", analise as afirmativas e seguir e marque V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
A água é um bem de domínio público.
A gestão dos recursos hídricos é tarefa exclusiva do Poder Público.
Em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é consumo industrial e a geração de energia.
A gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso exclusivo da água para a irrigação de áreas carentes.
A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.
A F-F-V-V-V-F.
B F-V-V-F-V-V.
C F-F-V-F-F-F.
D V-V-F-F-F-V.
E V-F-V-V-F-V.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 horas

Vamos analisar cada afirmativa com base na Lei Federal nº 9.433/1997 ("Lei das Águas"): 1. A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Verdadeiro (V). A lei define a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão dos recursos hídricos. 2. A água é um bem de domínio público. Verdadeiro (V). A água é considerada um bem público, conforme a lei. 3. A gestão dos recursos hídricos é tarefa exclusiva do Poder Público. Falso (F). A gestão é compartilhada entre o Poder Público, usuários e comunidade, por meio do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. 4. Em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é consumo industrial e a geração de energia. Falso (F). O uso prioritário é o consumo humano e a dessedentação de animais. 5. A gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso exclusivo da água para a irrigação de áreas carentes. Falso (F). A gestão busca o uso racional e múltiplo da água, não uso exclusivo para irrigação. 6. A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Verdadeiro (V). A lei reconhece a água como recurso limitado e com valor econômico. Sequência correta: V - V - F - F - F - V Alternativa correta: D) V-V-F-F-F-V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma bacia hidrográfica é uma região onde todas as águas superficiais e subterrâneas drenam para um ponto de saída comum.
Com relação a bacias hidrográficas, identifique as afirmativas a seguir: I. A bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente, drenada por um curso de água ou por um sistema interligado de cursos de água, tal que todas as vazões efluentes sejam descarregadas através de uma única saída. II. No interior de uma bacia não podem existir picos isolados com cota superior às das bordas. III. O contorno de uma bacia hidrográfica é definido pela linha de separação de águas que divide as precipitações que caem na bacia das que caem em bacias vizinhas, e que encaminha o escoamento superficial resultante para um outro sistema fluvial. Marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
I. A bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente, drenada por um curso de água ou por um sistema interligado de cursos de água, tal que todas as vazões efluentes sejam descarregadas através de uma única saída.
II. No interior de uma bacia não podem existir picos isolados com cota superior às das bordas.
III. O contorno de uma bacia hidrográfica é definido pela linha de separação de águas que divide as precipitações que caem na bacia das que caem em bacias vizinhas, e que encaminha o escoamento superficial resultante para um outro sistema fluvial.
A Somente I.
B I e III.
C II e III.
D Somente III.
E Somente II.

Mais conteúdos dessa disciplina