Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
(CETREDE/2022 Adaptada) A Política Nacional de Recursos Hídricos determina que todos os usos que alterarem a qualidade, a quantidade e o regime existente nos corpos d'água superficiais ou subterrâneos estão sujeitos à outorga. Dispõe, ainda, que cabe ao Poder Executivo Federal, dos Estados ou do Distrito Federal a emissão da outorga, por meio de entidades competentes para tal fim. Com a publicação da Lei n° 9.984, de 17 de julho de 2000, foi criada a Agência Nacional de Águas (ANA), como a entidade responsável pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.
Marque a alternativa que caracteriza os corpos d'água para os quais é função da ANA autorizar o direito de uso dos recursos hídricos.
Cursos de água que banham apenas um Estado ou Distrito Federal.
Cursos de água que banham apenas um Estado ou Distrito Federal, rios, lagos e represas que dividem ou passam por dois ou mais Estados.
Cursos de água que banham apenas um Estado ou Distrito Federal, corpos d'água de domínio da União, rios, lagos e represas que dividem ou passam por dois ou mais Estados e pela fronteira entre o Brasil e outro país.
Corpos d'água de domínio da União, rios, lagos e represas que dividem ou passam por dois ou mais Estados ou pela fronteira entre o Brasil e outro país.
Cursos de água para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais, distribuídos no meio rural.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 horas

A alternativa correta é: Corpos d'água de domínio da União, rios, lagos e represas que dividem ou passam por dois ou mais Estados ou pela fronteira entre o Brasil e outro país. Explicação: A Agência Nacional de Águas (ANA) é responsável pela outorga do uso dos recursos hídricos em corpos d'água que são de domínio da União, ou seja, aqueles que atravessam ou dividem mais de um Estado, ou que estão na fronteira internacional do Brasil. Já os cursos de água que banham apenas um Estado ou Distrito Federal são regulados pelos órgãos estaduais ou distritais competentes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma bacia hidrográfica é uma região onde todas as águas superficiais e subterrâneas drenam para um ponto de saída comum.
Com relação a bacias hidrográficas, identifique as afirmativas a seguir: I. A bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente, drenada por um curso de água ou por um sistema interligado de cursos de água, tal que todas as vazões efluentes sejam descarregadas através de uma única saída. II. No interior de uma bacia não podem existir picos isolados com cota superior às das bordas. III. O contorno de uma bacia hidrográfica é definido pela linha de separação de águas que divide as precipitações que caem na bacia das que caem em bacias vizinhas, e que encaminha o escoamento superficial resultante para um outro sistema fluvial. Marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
I. A bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente, drenada por um curso de água ou por um sistema interligado de cursos de água, tal que todas as vazões efluentes sejam descarregadas através de uma única saída.
II. No interior de uma bacia não podem existir picos isolados com cota superior às das bordas.
III. O contorno de uma bacia hidrográfica é definido pela linha de separação de águas que divide as precipitações que caem na bacia das que caem em bacias vizinhas, e que encaminha o escoamento superficial resultante para um outro sistema fluvial.
A Somente I.
B I e III.
C II e III.
D Somente III.
E Somente II.

Mais conteúdos dessa disciplina