Logo Passei Direto
Buscar
Desmanche é palavra formada do mesmo modo que:
Desmanche é palavra formada do mesmo modo que:
a) ataque;
b) frente;
c) cidade;
d) urbanidade;
e) parede.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 8 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 horas

A palavra "desmanche" é formada pelo prefixo "des-" + o verbo "manche" (do verbo "desmanchar"), ou seja, é uma palavra formada por prefixação. Analisando as alternativas: a) ataque – formada por sufixação (-que) b) frente – palavra simples, não formada por prefixo ou sufixo c) cidade – palavra derivada por sufixação (-ade) d) urbanidade – formada por sufixação (-idade) e) parede – palavra simples, não formada por prefixo ou sufixo Portanto, nenhuma das alternativas apresenta uma palavra formada por prefixação como "desmanche". Porém, a alternativa que mais se aproxima, por ser derivada e formada por sufixação, é a alternativa a) ataque. Mas, como a pergunta é sobre formação do mesmo modo (prefixação), a alternativa correta é: a) ataque.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Guillaume Bonneault, executivo da Peugeot, declarou: “Uma vez Alain Prost disse que olhando o trânsito de São Paulo é fácil saber por que o Brasil tem tantos pilotos. Eu concordo.”
Essa afirmação deve ser vista como:
a) elogio à perícia dos pilotos brasileiros;
b) crítica ao trânsito caótico de São Paulo;
c) apreciação negativa dos carros brasileiros;
d) uma homenagem a campeões da Fórmula 1, como Senna e Alain Prost;
e) uma opinião simpática sobre o grande número de veículos em circulação.

Leo Solters, assessor do célebre cantor Frank Sinatra, diante da histeria em torno do show de Sinatra no Rio, em 1980, declarou: “Frank Sinatra não precisava vir ao Brasil para ser tratado como um animal. Bastava ir a qualquer jardim zoológico nos Estados Unidos”.
Tomada literalmente, esta declaração é absurda porque seria admitir que, nos Estados Unidos:
a) os animais são mais bem tratados que os humanos;
b) as pessoas maltratam os animais nos zoológicos;
c) nos zoológicos americanos, as pessoas são tratadas como animais;
d) Frank Sinatra não é admirado pela população americana;
e) nos zoológicos dos EUA, os animais são tratados como pessoas.

“Um artista é uma condição de vida, um modo de enfrentar o mundo. Você pode ser um artista maior e estar numa fase péssima, o que não faz com que você seja menor, mas esteja menor.” (Antonio Dias, pintor).
Nesta declaração a oposição entre os verbos ser e estar se manifesta, respectivamente, em:
a) estado /ação;
b) permanência / transitoriedade;
c) aparência / essência;
d) qualidade / quantidade;
e) continuidade / interrupção.

Em sua edição de 19 de junho de 2002, a revista Veja publicava na Carta ao leitor: “Uma das idéias de Karl Marx (1818-1883) que sobreviveram ao desmanche do comunismo real é a constatação de que as pessoas e os países não são aquilo que julgam ser. O essencial é como são percebidos pelos outros.”
A concordância com a expressão uma das que se faz tanto no singular como no plural (sobreviveram ou sobreviveu); o item abaixo em que essa concordância só pode ser feita no singular é:
a) Fui um dos que li os livros de Marx;
b) Ela foi uma das que presenciou a queda do comunismo;
c) O Capital foi um dos livros que foi lido no Congresso;
d) Foi Karl Marx um dos pensadores que foi presidente do Congresso;
e) Karl Marx foi um dos filósofos que mais influenciou o século XX.

“Depois dos atentados às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, o aluguel de filmes nas locadoras de vídeo explodiu. Quando uma manchete ruim aparece estampada num jornal brasileiro, as pessoas vão pegar um filme açucarado para assistir no conforto de casa.” (Veja, n. 1756); a ideia presente neste texto é a de que as fitas de vídeo:
a) só são procuradas nos momentos de maior tensão;
b) funcionam como válvula de escape para problemas;
c) são adequadas ao temperamento de cada povo;
d) são mais vistas se forem mais românticas;
e) trazem maior lucro que os cinemas.

Mais conteúdos dessa disciplina