Logo Passei Direto
Buscar
“A introdução de alimentos na dieta da criança, o grande desafio do profissional de saúde é conduzir adequadamente esse processo, auxiliando a mãe e os cuidadores da criança de forma adequada, e estar atento às necessidades da criança, da mãe e da família, acolhendo dúvidas, preocupações, dificuldades, conhecimentos prévios e também os êxitos, que são tão importantes quanto o conhecimento técnico para garantir o sucesso de uma alimentação complementar saudável. Para tal, a empatia e a disponibilidade do profissional são decisivas, já que muitas inseguranças no cuidado com a criança não têm “hora agendada” para ocorrer e isso exige sensibilidade e vigilância adicional não só do profissional procurado, mas de todos os profissionais da equipe, para garantir o vínculo e a continuidade do cuidado”. Brasil, Ministério da Saúde, Série A. Normas e Manuais Técnicos Cadernos de Atenção Básica, n. 23., 2009.
Dessa forma, sobre a atuação do enfermeiro na introdução de alimentos na dieta da criança leia as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa incorreta:
A A partir dos seis meses de idade a criança deve receber outros alimentos, substituindo o leite materno. Assim é de fundamental importância que as mães e a família, nesse período, recebam orientações para a adequada introdução dos alimentos complementares.
B Considera-se atualmente que o período ideal para a introdução de alimentos complementares é após o sexto mês de vida, já que antes desse período o leite materno é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais da criança.
C Considera-se atualmente que o período ideal para a introdução de alimentos complementares é após o oitavo mês de vida pois a criança já tem desenvolvidos os reflexos necessários para a deglutição, como o reflexo lingual, já manifesta excitação à visão do alimento, já sustenta a cabeça, facilitando a alimentação oferecida por colher, e tem-se o início da erupção dos primeiros dentes, o que facilita na mastigação.
D A partir do 2º ano de vida a criança desenvolve ainda mais o paladar e, consequentemente, começa a estabelecer preferências alimentares
E As práticas alimentares no primeiro ano de vida constituem marco importante na formação dos hábitos alimentares da criança. No primeiro semestre de vida objetiva-se que a criança mame por seis meses exclusivamente ou que, pelo menos, utilize fórmulas lácteas ricas em ferro, evitando a anemia.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar as alternativas para identificar a incorreta: A) Correta. A introdução de alimentos complementares deve começar a partir dos seis meses, com orientação adequada para mães e família. B) Correta. O leite materno supre todas as necessidades nutricionais até os seis meses, sendo ideal iniciar alimentos complementares após esse período. C) Incorreta. O período ideal para introdução de alimentos complementares é a partir dos seis meses, não após o oitavo mês. Além disso, os reflexos necessários para a deglutição e outras habilidades já estão presentes por volta dos seis meses. D) Correta. A partir do 2º ano, a criança desenvolve o paladar e começa a estabelecer preferências alimentares. E) Correta. O primeiro ano é fundamental para formação de hábitos alimentares, e o leite materno exclusivo ou fórmulas ricas em ferro são recomendados no primeiro semestre para evitar anemia. Portanto, a alternativa incorreta é a C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Através da comunicação mediante as ações de cuidar o enfermeiro busca a recuperação da criança e ajuda que ela enfrente os aspectos da doença e hospitalização, possibilitando a troca de afeto e experiências. Ao mesmo tempo esta especificidade na comunicação possibilita a identificação das necessidades de saúde da criança hospitalizada, percebendo-a e se comunicando com ela em uma perspectiva de ser humano integral.” Martinez et. al, 2013.
Sobre a comunicação, o enfermeiro e a saúde da criança, leia as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa correta:
I A comunicação entre a criança e o profissional de enfermagem, possui diversas situações desafiantes no cotidiano. Porém, para assistir as necessidades de saúde da criança, incluindo a família, com responsabilidade e resolutividade, as atividades assistenciais desenvolvidas são mais relevantes e devem ficar sempre em primeiro plano.
II Na atenção a criança, um processo organizado e sistematizado da assistência de enfermagem, permite o enfermeiro analisar de forma criteriosa as necessidades de saúde. O modo para obter informações relativas a estas necessidades provém dentre outras da comunicação, quando dados obtidos através dessa interação, irão direcionar as atividades de enfermagem.
III As palavras e o comportamento do profissional durante a assistência de enfermagem à criança possuem valores significativos, portanto, tanto a linguagem verbal como a não verbal utilizadas influenciam o estabelecimento de uma comunicação, podendo ser ou não efetiva.
A As afirmativas I e III estão corretas
B As afirmativas II e III estão corretas
C As afirmativas I e II estão corretas
D Apenas a alternativa I está correta
E Apenas a alternativa II está correta

“A forma mais adequada para o acompanhamento do crescimento de uma criança, nos serviços básicos de saúde, é o registro periódico do peso no Gráfico Peso/Idade do Cartão da Criança. O primeiro Cartão da Criança foi elaborado em 1984 pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança (PAISC/MS) para o acompanhamento individual de crianças nas unidades de saúde e para o diagnóstico presumível de desnutrição energético-proteica” Brasil, 2002. Sabendo-se que toda criança até 6 anos deve possuir um Cartão da Criança que deverá ser entregue à sua mãe na maternidade, leia as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa correta:
Sabendo-se que toda criança até 6 anos deve possuir um Cartão da Criança que deverá ser entregue à sua mãe na maternidade, leia as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa correta:
I Cada criança deve possuir apenas uma Caderneta da Criança, onde o profissional de saúde deverá anotar todas as informações mais importantes sobre a história da saúde e desenvolvimento da criança.
II O Gráfico Peso/Idade do Cartão da Criança possui um eixo vertical e um eixo horizontal. O eixo vertical corresponde ao peso e o horizontal corresponde à idade da criança.
III Os indicadores antropométricos, incluindo o Peso/Idade são utilizados como indicadores diretos para avaliar o estado nutricional da criança.
IV Para uma boa avaliação do crescimento da criança, são necessárias pesagens periódicas. Dados sobre o peso e a altura devem ser marcados com um ponto no gráfico. Todos os pontos devem ser ligados com um traço, formando, assim, o traçado de peso ou curva da criança, possibilitando a elaboração do histórico de crescimento da criança.
V No caso do intervalo entre duas pesagens ser igual ou superior a dois meses, a linha do traçado que liga esses dois pontos deve ser pontilhada e não contínua, para chamar a atenção. O Enfermeiro deverá investigar a causa e adotar medidas.
A I, II e III estão corretas
B II, II e IV estão corretas
C Todas estão corretas
D III, IV e V estão corretas
E I e V estão corretas

“As medidas antropométricas básicas são o peso, a estatura, o perímetro cefálico e perímetro braquial. É evidente que o conhecimento isolado dessas medidas não tem significado, e por isso, estas devem ser relacionadas à idade, sexo ou outra variável antropométrica (índices antropométricos). A combinação dessas variáveis permite a construção de índices antropométricos como: estatura para a idade, peso para a idade, peso para a estatura, perímetro cefálico para a idade e perímetro braquial para a idade. A comparação desses índices entre as crianças em estudo e uma população de referência permite descrever se a condição antropométrica da criança individualmente, ou do grupo de crianças, apresenta crescimento satisfatório” Brasil, 2002.
Sobre as verificações das medidas antropométricas em crianças:
I A variação do peso, com relação à idade da criança, é muito mais rápida do que da estatura e reflete, quase que imediatamente, qualquer deterioração ou melhora do estado de saúde, mesmo em processos agudos.
II O ganho de estatura não é um bom parâmetro para a avaliação do crescimento da criança por ser cumulativo, progressivo e não sofrer regressões.
III A medição do perímetro da cabeça é importante para avaliar o tamanho da cabeça e do cérebro. Sua importância na infância está relacionada ao volume intracraniano, permitindo uma avaliação do crescimento do cérebro.
A I, II e III
B II e III
C I e III
D II e III
E III

Mais conteúdos dessa disciplina