Buscar

caso clinico

Paciente de 23 anos com corrimento uretral....

Paciente de 23 anos chega ao PSA com queixas de corrimento uretral. Relata leve ardor ao urinar e leve prurido. Nega qualquer outro sintoma.

O paciente teve história de contato sexual desprotegido 2 dias antes da apresentação do quadro clínico.
 
 
Neste caso, qual é a terapia empírica mais apropriada para a resolução do quadro?
a- Imipenem
b- Oxacilina e gentamicina
c- Vancomicina e gentamicina
d- Ceftriaxone e doxiciclina
e- Anfotericina B

💡 4 Respostas

User badge image

Bit Ayo

Olá. Infere-se, pelos dados do enunciado, que PSA se refere a algum posto de saúde que trabalhe nos moldes do PSF (Programa de Saúde da Família). Nesses locais, geralmente, faz-se uma abordagem sindrômica das DSTs genitais, o que significa tratá-las após um correto enquadramento dos sintomas do paciente dentro de uma das cinco categorias pré-definidas de sintomas chamadas de síndromes. As 5 síndromes classificadoras de DSTs genitais são corrimentos uretrais, úlceras genitais, corrimentos vaginais, dor pélvica e verrugas genitais. Como o enunciado afirma categoricamente se tratar de um corrimento uretral, o profissional que recebeu esse paciente deverá seguir o protocolo específico para essa síndrome. Tal protocolo exigirá que se faça o tratamento para gonorreia, com ceftriaxone, ou para clamídia, com doxiciclina, dependendo do status de uma bacterioscopia. Resposta correta D.

Apenas como curiosidade, imipenem, da alternativa a, é um antibiótico de amplo espectro usado para combater, por exemplo, infecções intra abdominais; a oxacilina é outro antibiótico, usado na eliminaação de microrganismos resistentes à penicilina G, como o straphylococcus aureus, alguns pneumococos e estreptococos que atacam em pneumonias e abscessos; gentamicina é outro antibiótico, muito útil como segunda opção em casos de infecções bacterianas resistentes a outros medicamentos, é usado com certa frequência em septicemias; vancomicina, muito útil contra colite, é inútil contra infecções envolvendo bactérias grã-negativas, como a que causa gonorreia; e, por último, a anfotericina B é um antifúngico usado, por exemplo, no tratamento da candidíase, uma micose que geralmente inclui-se na síndrome de corrimentos vaginais, o que não tem nada a ver com a dos corrimentos uretrais do paciente da questão. Até mais. Espero ter ajudado.

 

6
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

ALTERNATIVA D


As principais hipóteses para o diagnóstico do paciente podem estar relacionadas à gonorreia e uretrite causada por clamídia. Ainda assim, para o diagnóstico com maior precisão devem ser feitos exames laboratoriais que permitam identificar a real doença do paciente, e como consequência indicar o tratamento mais adequado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais