Buscar

comunicação e politica

💡 1 Resposta

User badge image

Maria Luciana Araujo

1-    “ É também comum que se considere a Política uma atividade ou ocupação insuportável, só exercida por gente de mal caráter, venal, mentirosa e enganosa. Isto é uma grave injustiça (...) aquilo que se costuma chamar, equivocadamente, de classe nada mais é do que um grupo de pessoas surgidas dentro da nossa própria sociedade (...) Se queremos fazer alguma coisa para melhorar a situação, também estamos sendo políticos, pois uma via de ação possível, neste caso, é a Política. Sabendo que a política é a essencial da estrutura social, comente a afirmação do livro de João Ubaldo Ribeiro no livro Política: quem manda, por que manda, como manda, levando em conta a importância da política na sociedade como o todo.

 

2-    Ao citar Aristóteles e sua célebre frase que “ o homem é um animal político”, Chatelet, Duhamel e Pisier- Kouchner, autores de História das ideias políticas, fazem referência á política como um mecanismo de organização social. Nesse sentido, qual a importância da política no contexto do mundo antigo, onde os homens passaram a se reunir para debater, formular leis, etc ?

 

 

3-    Maquiavel, autor de O Príncipe, tem sido lido através dos séculos de varias formas. Uma das mais comuns é chamá – lo de maquiavélico, termo que ganhou um sentido negativo, onde a pessoa com tal característica é perversa, fria,  calculista, etc. Porém, no texto A concepção de Estado e de poder político em Maquiavel, Lairton Winter afirma que “ os chefes de Estado cabe agir de acordo com as circunstancias e não a partir de preceitos morais individuais. Por esta razão, o que distingue a bondade da maldade na ação política é sempre o bem coletivo e jamais os interesses particulares”. Como base nas informações, comente a famosa frase de Maquiavel que “os fins justificam os meios”.

 

4-    Milton do Nascimento, autor de Rousseau: da liberdade à servidão, afirma que: o que pretende estabelecer no Contrato Social são as condições de possibilidade de um pacto legítimo, através do qual os homens, depois de terem sua liberdade natural, ganhem, em troca, a liberdade civil. Como base no contexto lido nas discussões feitas em sala de aula, discorra sobre a importância do Contrato social para o processo de transformação da liberdade natural para a civil.

 

 

5-    O Estado é uma criação moderna, que só foi possível após uma serie de processos pelo quais a sociedade passou. Norbert Elias, em O processo civilizador, afirma que “Nunca longo série de provas eliminatórias, na gradual centralização dos meios de violência física e tributação, em combinação com a divisão de trabalho em aumento crescendo e a ascensão das classes burguesas profissionais, a sociedade francesa for organizada, passo e passo, sob a forma de Estado”. Levando em conta a passagem acima, explique por que o Estado é uma forma extremamente refinada de organização social.   

 

      

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais