Buscar

Ideação suicida

Será que a Ideação Suicida vem sempre antes da tentativa ou do suicídio propriamente dito?

💡 1 Resposta

User badge image

Jonas Rodrigues

Olá Fernando.

A ideação suicída é basicamente a vontade, o desejo, real ou hipotético, de se suicidar. É quando a morte - não necessariamente um tiro na cabeça, por exemplo - é vista como uma hipótese. Nem toda a ideação suicída acarretará no fato consumado.

Uma das minhas professores fez sua dissertação de mestrado sobre essa questão. Ela identificou que mais de 60% dos jovens de 13 à 19 anos possuiam ideação suicida. Um número absurdamente alto.

Eu tenho pesquisado um pouco sobre o assunto recentemente e até onde eu sei, sim, a ideação vem sempre antes da tentativa. O suicídio não é algo "normal", ele é visto como uma hipótese quando o indivíduo tem sua percepção da realidade distorcida, gerando ideação suicída e, posteriormente, talvez, o suicídio de fato.

Eu recomendo um video-debate sobre o suicídio que o Conselho Federal de Psicologia fez há um tempo atrás, ele é bem interessante.

-http://www.youtube.com/watch?v=epjhgKhOu9g

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais