Buscar

Quem está pela perícia médica pode receber remuneração das férias no caso vencidas?

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Araújo


"Embora a lei estabeleça que as férias devam ser concedidas nos 12 (doze) meses subseqüentes ao período aquisitivo, há entendimentos que devam ser concedidas antes que vença o 2º período aquisitivo.

No entanto, estes prazos poderão não ser equivalentes considerando, por exemplo, o afastamento do empregado por auxílio-doença durante o período concessivo.

Digamos que o empregado tenha um período vencido e no início do 10º (décimo) mês do período concessivo se afasta por auxílio-doença, retornando 5 (cinco) meses depois.

Neste caso, o prazo de 12 (doze) meses subseqüentes que o empregador teria para conceder as fériaspara o empregado, resta ultrapassado, embora, o empregado ainda não tenha completado o 2º período aquisitivo, o que irá ocorrer após o retorno do seu afastamento, haja visto que seu contrato de trabalho ficou suspenso durante o afastamento.

Portanto, entendemos que o empregador terá o prazo para concessão das férias prolongado até o vencimento do 2º período aquisitivo, não sendo obrigado ao pagamento em dobro por ter ultrapassado os 12 meses subseqüentes ao período aquisitivo, já que tal situação foi alheia à sua vontade.

Há que se alertar que a concessão deverá atender como prazo máximo de término de gozo, o último dia antes do vencimento do 2º período aquisitivo, ou seja, o empregado deve sair de férias e retornar antes da data de vencimento do 2º período aquisitivo, sob pena de o empregador ter que remunerar em dobro os dias que ultrapassar esta data limite."

 

0
Dislike0
User badge image

Larissa Zanelatto

A pessoa que está de licença médica, mediante auxílio doença, o qual foi comprovado pela perícia médica, perderá o direito de férias se o intervalo que permanecer de licença, durante os 12 meses em que deve trabalhar para adquirir o direito de tirar férias de um mês, for maior que 6 meses. 

Contudo, o caso exposto aponta que as férias estão vencidas, ou seja, a pessoa tem um vínculo empregatício de mais de 12 meses e ainda não gozou do direito de férias. Portanto, o direito de tirar as férias vencidas é conferido ao trabalhador, exceto na situação já exposta: ter recebido auxílio doença por mais de 6 meses durante o período aquisitivo, ou seja, no período em que trabalhou os 12 meses para adquirir o direito de férias. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais