Buscar

Diluição NaOh em água

Por que é necessário colocar primeiro o soluto e depois completar o balão volumétrico com o solvente?

💡 3 Respostas

User badge image

Andrezza Domingos

Você tem que fazer a solução de NaOH em um béquer porque não tem como realizar isso em um balão, uma vez que tem que se pesar o soluto em um vidro de relógio para depois acrescentar um pouco de água (no seu caso) pra solubilizar, então depois com um auxílio de um bastão de vidro você consegue transferir a solução para o balão, mas não se esqueça de ter bom senso sobre o tamanho do seu béquer e do seu balão, pois você ainda tem que fazer uma remoção do restante de soluto que fica no béquer para um balão com a ajuda da pisseta. Depois de colocar o soluto no balão e remover aquele restante que fica nas vidrarias, costuma-se preencher com solvente até um pouco antes do menisco (se você tiver confiança e prática, pois senão você perderá sua solução pois ela passará do menisco) e o restante preencher como auxílio de uma pipeta de pasteur. Outra dica, sempre procure identificar suas vidrarias e procurar (caso não esteja disponível) as tampas para seus balões, lembre-se também que o menisco para soluções incolores é tangente a aquela linha do menisco, ou seja, superior. Já para soluções coloridas, o menisco utilizado deve ser o inferior. Espero ter ajudado! :)

2
Dislike0
User badge image

Wanderson Guimarães Batista Gomes

Em geral, ao se fazer uma solução com Hidróxido de Sódio, pesa-se a quantidade necessária num becker e faz uma solubilização parcial nesse mesmo becker, a fim de se obter uma "pré-solução" homogênea. Só em seguida essa "pré-solução" é adicionada ao balão pra completar a solução final. No caso de você fazer na ordem invertida, ou seja, adicionar o solvente primeiro no balão, pode ocorrer de não ter volume de sobra suficiente para toda a pré solução, pois é corriqueiro fazer a lavagem das paredes do bécker e do próprio  bastão a fim de evitar perdas. Neste sentido, costuma-se adicionar primeiro o soluto e só então completar o volume do balão até o menisco com o restante necesário de solvente. 

Espero que sua dúvida tenha sido neste setido, caso não, é só perguntar novamente!

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

É mais adequado colocar primeiro o soluto e depois completar o balão volumétrico com solvente, porque fazendo na ordem invertida, pode ocorrer de não ter volume de sobra suficiente para toda a solução. Isso pode acontecer porque é de costume fazer a lavagem das paredes do bécker e do próprio bastão a fim de evitar perdas. Dessa forma, é melhor adicionar primeiro o soluto e só então completar o volume do balão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais