Buscar

Nova lei 13281/06, quais princípios fere?

A nova lei de que "todos dirigimos bêbados até que se prove o contrário" fere algum princípio constitucional? Qual a sua opinião sobre este "absurdo jurídico"?

💡 2 Respostas

User badge image

Nicolas Pinto

Interessante lembrar que não é só essa mudança que referida lei trouxe ao CTB. Mas focando nela, foi alterado o artigo 165-A que ficou com a seguinte redação:

 

“Art. 165-A. Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, na forma estabelecida pelo art. 277:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses;

Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4º do art. 270.

Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses.”

 

Quando comentei a alteração com minha chefe ela falou na hora "eita! tão rasgando a constituição heim"

O princípio constitucional violado pela inversão do ônus de prova (agora você tem que provar estar sobrio, e não mais o Estado provar sua embreagues) foi o não auto-incriminação, presente na nossa constituição no art. 5º, inciso LXIII:

LXIII - o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado;

outras violações:

Declaração dos direitos do Homem e Cidadão (1789):

Art. 9º. Todo acusado é considerado inocente até ser declarado culpado e, se julgar indispensável prendê-lo, todo o rigor desnecessário à guarda da sua pessoa deverá ser severamente reprimido pela lei. 

Pacto de San José da Costa Rica (1696):

Art. 8º

2 - Toda pessoa acusada de um delito tem direito a que se presuma sua inocência, enquanto não for legalmente comprovada sua culpa. Durante o processo, toda pessoa tem direito, em plena igualdade, às seguintes garantias mínimas:

g) direito de não ser obrigado a depor contra sí mesma, nem a declarar-se culpada.

 

Espero ter ajudado.

Se possível, aprove minha resposta.

 

Valeu :D

 

1
Dislike0
User badge image

Fernando Henrique

Sensacional sua resposta, assim sendo, compartilhamos do mesmo ponto de vista. O intuito dessa pergunta que fiz é para que demais colegas do Direito possam criticar tal lei.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais