Buscar

Recurso Ordinário

O recurso ordinario é um genero e tem como espécie, a apelacao, o agravo de instrumento e o agravo interno ?

Nao consigo imaginar o recurso ordinario. Sendo que nos apontamentos do meu professor, está posto que o recurso ordinario tem natureza de apelação e natureza de agravo de instrumento. Nao entendo como o recurso ordinario pode ser interposto diretamente ao STJ ou STF, pois aí eu já faço confusao com recurso especial e recurso extraordinario.

💡 3 Respostas

User badge image

Carla Martins

Pela ordem, recurso ordinario vem em face de sentença de juiz singular. Da sentença de um recurso ordinário, pode caber Recurso Especial ou Recurso extraordinario. 

0
Dislike0
User badge image

Carla Martins

O agravo interno é apenas a troca de turmas para um novo julgamento no tribunal.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Percebo a confusão com três tipos de recurso ordinário.

Vamos analisar cada situação:

a) Recurso ordinário como recurso interposto nas instâncias ordinárias: são todos os recursos cabíveis em instâncias ordinárias, quais sejam: primeira e segunda instância, sendo aquelas que se limitam até os tribunais que não se classificam como superiores. Então se trata de um gênero que abarca as demais espécies.

b) Existe o ROC, recurso ordinário constitucional, que pode ser interposto ao STJ ou STF (arts. 102, II e 105, II, da CRFB):

OBS: NÃO SE CONFUNDE COM RECURSO ESPECIAL (ART. 105, III, DA CRFB) E COM O RECURSO EXTRAORDINÁRIO (ART. 102, III, DA CRFB).

"Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

[...]

II - julgar, em recurso ordinário:

a) o habeas corpus, o mandado de segurança, o habeas data e o mandado de injunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se denegatória a decisão;

b) o crime político;"

"Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:

[...]

II - julgar, em recurso ordinário:

a) os habeas corpus decididos em única ou última instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão for denegatória;

b) os mandados de segurança decididos em única instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando denegatória a decisão;

c) as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Município ou pessoa residente ou domiciliada no País;"

c) Recurso ordinário trabalhista: recurso previsto em sede trabalhista, que seria uma espécie de "apelação" no âmbito da justiça de trabalho. Vejamos o art. 895, da CLT:

"Art. 895 - Cabe recurso ordinário para a instância superior:                     

I - das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos, no prazo de 8 (oito) dias; e                          

II - das decisões definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competência originária, no prazo de 8 (oito) dias, quer nos dissídios individuais, quer nos dissídios coletivos."

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais