Buscar

Estudo de caso

A tendência de a maioria da população aceitar e aderir ao impulso da sociedade industrial não a toma "menos irracional". Isso se manifesta quando o interesse "imediato" supera o "interesse real" e a pessoa já não sente a "necessidade de mudar seu estilo de vida, de negar o positivo, de recusar". O que caracteriza a sociedade industrial avançada é essencialmente o fato de esta criar certas necessidades, expandir a entrega de mercadorias e usar a conquista científica sobre a natureza "para conquistar o homem cientificamente"." (MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar, 1982, p. 17).

 

A passagem acima, acrescida da leitura e compreensão do texto do autor, permite afirmar?

💡 1 Resposta

User badge image

Joilson Lemes da Silva

Segundo o pensamento de Marcuse e o trecho citado, afirma que a sociedade moderna (industrial) introduz necessidades falsas o que condiciona o raciocínio da população, tornando-a menos oposicionista e negativa, anulando a vontade das pessoas de serem contrárias a decisões e verdades que os meios de comunicação e as empresas impõem. Em resumo, pode-se dizer que o autor dizia que a máquina da sociedade industrial fazia que os desejos e anseios de consumo apenas servissem para desviar o pensamento racional humano, deixando-o condicionado a fazer tudo que ela queria. 

 

Esse artigo do portal UOL fala um pouco sobre o autor: http://educacao.uol.com.br/biografias/herbert-marcuse.jhtm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais