Buscar

Como a atividade enzimática é inibida?

💡 2 Respostas

User badge image

Manu Moreira

A substância inibidora forma ligações químicas com as enzimas interferindo na sua atividade catalítica. A inibição enzimática pode ser reversível ou irreversível. Na reversível, as moléculas do inibidor e as moléculas da enzima se unem por ligações não covalentes, que por serem mais instáveis, podem ser rompidas, fazendo com que a enzima retome a sua atividade. Na irreversível, a substância inibidora se une à enzima por ligações covalentes, o que altera o grupo funcional da enzima necessário para sua atividade catalítica, tornando-a inativa de forma permanente.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Enzimas são proteínas, geralmente com um componente cofator ou não-proteico, que atuam como catalisadores em reações biológicas. Eles podem diminuir a quantidade de energia necessária para iniciar uma reação ou podem facilitar a reação manipulando o arranjo espacial das moléculas para que elas interajam com mais frequência. A atividade enzimática pode ser retardada ou interrompida por meios físicos ou químicos, mas a inibição é geralmente dividida em processos reversíveis e irreversíveis.


A primeira maneira de inibir uma enzima é desnaturá-la. Enzimas são longas cadeias de aminoácidos que são dobradas em estruturas tridimensionais funcionais. Ligações entre as cadeias de aminoácidos mantêm a estrutura da proteína no lugar. A desnaturação é o processo de romper os laços que seguram a estrutura tridimensional. Calor e álcool destroem ligações de hidrogênio, que ocorrem em toda a molécula.


Ácidos e bases interrompem as pontes de sal que se formam quando grupos amina e grupos ácidos se tocam. Finalmente, as enzimas podem ser desnaturadas por sais de metais pesados, que destroem ligações de sulfeto específicas para o aminoácido cisteína.


Uma molécula diferente da molécula alvo da enzima pode se ligar ao sítio ativo, onde a enzima faz o seu trabalho, impedindo-a de funcionar. As enzimas são projetadas para agarrar e liberar moléculas, mas algumas moléculas estranhas se ligam com tanta força que demoram muito tempo para liberar a enzima.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais