Utilizando-se de obras de IED relacione as possiveis diferenças entre cada terminologia
DLRV Advogados
Há mais de um mês
A palavra moral decorre sociologicamente de mores, que sob esse sentido pode ser compreendida como o conjunto de práticas, de costumes, de usos, de padrões de conduta em determinado seguimento social. Nesse sentido, cada povo, cada época, cada setor da sociedade possui seu próprio padrão, sua própria moral.
A norma moral determina ao homem qual a conduta a seguir para o seu aperfeiçoamento como homem, entre as possíveis condutas dele próprio.
Já as normas do direito buscam o bem social, orientam condutas para concretizar valores sociais, e são doadas de multilateralidade, atributividade e coercibilidade.
A maioria dos estudiosos entendem que desde as primeiras experiências do Direito em sociedades, este fora influenciado pela norma moral existente, e permanece sendo nas sociedades contemporâneas.
A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.
O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tem uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem.
Diversas teorias tentam explicar a relação entre Moral e Direito, como por exemplo:
Já o costume pode ser conceituado, segundo Tartuce, como sendo as práticas e usos reiterados com conteúdo lícito e relevância jurídica.
Os costumes podem servir para complementar e auxiliar na interpretação das normas.
Joyce Leonardo
Há mais de um mês
Oi, tudo bem?
Então,
O Direito se caracteriza como uma relação bilateral, em geral obrigatória, em que existem direitos e deveres. É como se fosse uma ferramenta, um "molde" normativo criado para orientar a conduta humana.
A Moral faz referência ao conjunto de valores individuais de um ser humano. E são estes valores que vão conduzir a consciência para executar diversas ações como refletir ou decidir algo, por exemplo.
E os costumes são práticas coletivas e reiteradas que um determinado grupo exerce.
Com esses três conceitos, acredito que seja possível perceber que elementos como a obrigatoriedade, a punição, e a essencialidade se diferenciam ao longo dos conceitos acima citados. Espero que tenha contribuído para o seu entendimento!
Michel K.
Há mais de um mês
Direito tem um conceito muito amplo, mas se tratando desta deferenciação, podemos definir como um arcabouço jurídico que busca regular o convivio entre pessoas, por meio de regras, princípios e sanções.
Moral é o que o próprio indiviudo faz, atividades que ele realiza, segundo dogmas próprios, segundo seus próprios princípios.
Costume é a atividade reiterada de determinado grupo.
Nelson Rodrigues
Há mais de um mês
O Direito, segundo Kant é aquilo que se ocupa com a legislação prática de um indivíduo em relação à outra. Portanto, o direito é a forma universal da co-existência das liberdades individuais de cada indivíduo na sociedade. Atualmente, também é conhecido como o conjunto de normas jurídicas que regulam a relações interpessoais, econômicas e políticas entre os cidadãos de uma nação.
A moral deriva da palavra mor,moris (hábitos, tradição, costumes). É um conjunto de normas e regras que regulam o agir do ser humano em determinada sociedade.