Buscar

Explique resumidamente como ocorre a formação de uma glândula

💡 2 Respostas

User badge image

Karine Filot

As glândulas são derivadas dos tecidos embrionários ectoderma, mesoderma ou dependendo da glândula endoderma. Podem ser de origem mista, uma parte endoderma e outra mesoderma, como por exemplo o pâncreas. São dividas em glândulas endócrinas e exócrinas. De um modo geral são formadas por um conjunto de células, pela invaginação do epitélio ao se unirem ao tecido conjuntivo. Quando as glândulas formam sua porção secretora e perdem a ligação com o epitélio de origem são conhecidas como glândulas endócrinas que por não terem canal pra comunicação liberam suas secreções, os hormônios, nos vasos senguíneos. Quando mantém um ducto comunicativo são conhecidas como exócrinas e liberam suas secreções pra fora do corpo ou pras cavidades intra-corpóreas. A formação mais específica vai depender de qual glândula se está falando.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Todas as glândulas do nosso corpo são formadas a partir de um tecido epitelial de revestimento. Isto ocorre já dentro do útero, na formação dos folhetos germinativos.


As glândulas se formam da seguinte maneira:

Primeiro, há uma  proliferação de  células epiteliais chamadas broto epitelial pertencentes a um epitélio de revestimento.

Em seguida essa proliferação faz com que células entrem no tecido conjuntivo subjacente com a forma de uma coluna de células, expandindo a membrana basal.

 

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais