Buscar

Porque a glicose é o principal alimento usado pelas células e porque o ATP é a principal molécula para armazenamento de energia

Uma questão de enunciado semelhante à essa foi proposta em sala pelo professor. Até sei responder comparativamente porque o ATP tem maior potencial de transferência de fosforilas que outras moléculas e porque a glicese é preferível entre outros glicídios. Mas não sei responderdiretamente e suscitamente porque, de forma geral, a glicose é um alimento quase que universal para as células, assim como o ATP é uma moeda comum das mesmas.

💡 4 Respostas

User badge image

João Ribeiro

A glicose é preferível por ser um carboidrato simples e fácil para atravessar a barreira hematoencefálica e hematotesticular, o que facilita sua disponibilidade para tecidos sensíveis e que precisam de seletividade nos seus nutrientes, como o cérebro e os testículos. Depois, é uma molécula que oferece uma eficiência energética muito boa. Não chega ser a mais eficiente, mas possui saldo energético alto quando é oxidada na cadeia respiratória. Fornece também não só uma boa estocagem de energia como é um bom combustível para produção de calor. Acredito que uma grande vantagem da glicose seja seus metabólicos não serem tóxicos iguais aos corpos cetônicos produzidos na beta-oxidação dos ácidos graxos. Portanto, a glicose tem menor potencial para alterar o pH sanguíneo, mesmo em altos níveis, do que os ácidos graxos e seus metabólicos em circulação, e esse controle deve ser essencial para a homeostasia.
4
Dislike0
User badge image

João Ribeiro

Já o trifosfato de adenosina nos oferece uma dupla vantagem: primeiro, ele pode ser utilizado pelo organismo como fonte energética muito eficiente através da quebra de suas pontes de fosfato, o que libera quantidades de energia suficientes para muitas reações enzimáticas. Isso dá ao ATP uma vantagem muito grande como catalisador de reações enzimáticas, pois sua ligação e quebra fornece energia adequada para alterações conformacionais em proteínas enzimas e seus substratos. Ainda mais: o ATP oferece energia, mesmo que gradualmente menor, quando reduzido de ATP a AMP. Suas altas reservas celulares fornecem energia estocada para milhões de reações enzimáticas como também fornece reservatório para a síntese de nucleotídeos a partir do AMP. Indo mais profundo, a combinação da adenosina com os radicais fosfatos da uma versatilidade enorme a essa molécula: reserva energética, fácil produção, matéria-prima para síntese de nucleotídeos, alto grau de energização, atuação como segundo mensageiro (sob a forma de AMP cíclico catalisado pela enzima Adenilato Ciclase) - função importantíssima para a transdução de sinal e sinalização intracelular. Assim, sua simplicidade é benéfica e suas funções são muito grandes, o que a faz ser muito econômica para o organismo.
3
Dislike0
User badge image

Rafael Ratier

Agradeço a ajuda de ambos. Algumas coisas já sabia mas me ajudaram muito a complementar meu conhecimento ! Obrigado! 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais