Buscar

Qual a relação entre positivismo, biologia e ciências sociais?

💡 2 Respostas

User badge image

CATIA LUCIANA FOSS

O Positivismo sustenta que a ciência deveria estar preocupada somente com entidades observáveis que são conhecidas diretamente pela experiência. Baseando-se em cuidadosas observações sensoriais (ouvir, cheirar, sentir, provar, enchergar), pode-se inferir as leis que explicam a relação entre os fenômenos observados. Ao entender a relação causal (o porque coisas são ou acontecem) entre os eventos, os cientistas podem então prever como os acontecimentos futuros ocorrerão. “Uma abordagem positivista da sociologia acredita na produção de conhecimento sobre a sociedade, baseada em evidências empíricas tiradas a partir da observação, da comparação e da experimentação.” (GIDDENS, 2005, p. 28).

“(..) introduzido pelas descobertas e conquistas de Copérnico, Galileu e Newton, encorajou a aplicação de técnicas científicas no mundo social. De acordo com essa concepção, Comte considerava a Sociologia como a última ciência a se desenvolver – seguindo a física, a química e a biologia -, mas como a mais significativa e complexa de todas as ciências.” (GIDDENS, 2005, p. 28)

1
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

O Positivismo, corrente de pensamento instituído por Augusto Comte, buscava uma nova forma de pensar que estivesse condizente com o progresso científico. Segundo as ideias positivistas, é possível elaborar um modelo de ciência que sirva, tanto para aprofundar o conhecimento do comportamento coletivo dos homens (ciências sociais) quanto para explicá-lo, tendo como base as leis que regem as ciências naturais, como a Biologia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais