Buscar

Qual a natureza da Guarda Municipal? Ela faz parte da segurança pública e/ou pode andar armada? 

💡 3 Respostas

User badge image

vinicius viera

A lei 13.022/2014 é o Estatuto Geral dos Guardas Municipais. Assim, destaca-se os artigos 2º, 4º e 16 do referido diploma legal, em resposta a pergunta pergunta formulada.

Art. 2o  "Incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal."

Art. 4o  "É competência geral das guardas municipais a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município."

Art. 16.  "Aos guardas municipais é autorizado o porte de arma de fogo, conforme previsto em lei."

 

 

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

As Guardas Municipais, indubitavelmente, se revestem da natureza de órgãos de segurança pública. No entanto, certo é que o constituinte não lhe outorgou o status de órgão polícial, reservado apenas as entidades elencadas no art. 144 da Constituição.

"Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

I - polícia federal;

II - polícia rodoviária federal;

III - polícia ferroviária federal;

IV - polícias civis;

V - polícias militares e corpos de bombeiros militares."

Desta forma, tendo em vista a Carta de 1988, os órgãos de segurança pública, no Brasil, podem ser classificados como órgãos políciais e órgãos não policiais, situando-se as Guardas Municipais nesta última categoria.

Quanto à possibilidade de uso de armas de fogo por guardas municipais, o STF, por meio de liminar concedida pelo Ministro Alexandre de Moraes em 2018, autorizou o uso para guardas municipais de quaisquer cidades.

O Estatuto de Desarmamento previa a permissão apenas para capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes (art. 6º, III da Lei 10.826/2003). Para o ministro, no entanto, é "primordial" que os diversos órgãos governamentais estejam entrosados no combate à "criminalidade violenta e organizada, à impunidade e à corrupção".

0
Dislike0
User badge image

Arlindo Schumann

A guarda municipal é órgão da segurança pública, consta no parágrafo oitavo do artigo 144 da constituição federal.

§ 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

Tem porte de arma desde que preencha os requisitos do artigo 44 da lei 10826/03 estatuto do desarmamento.

Art. 44. A Polícia Federal poderá conceder Porte de Arma de Fogo, nos termos no § 3º do art. 6º , da Lei nº 10.826, de 2003, às Guardas Municipais dos municípios que tenham criado corregedoria própria e autônoma, para a apuração de infrações disciplinares atribuídas aos servidores integrantes do Quadro da Guarda Municipal.

Parágrafo único. A concessão a que se refere o caput dependerá, também, da existência de Ouvidoria, como órgão permanente, autônomo e independente, com competência para fiscalizar, investigar, auditorar e propor políticas de qualificação das atividades desenvolvidas pelos integrantes das Guardas Municipais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais