Buscar

oque é jusnaturalismo?

💡 9 Respostas

User badge image

Róger Araújo

Jusnaturalismo é uma corrente teórica da Ciência do Direito que defende a existência de direitos inerentes à natureza humana. Seus teóricos defendem que o direito à liberdade, à honra e à dignidade seriam exemplos desses direitos inerentes à natureza humana, independentemente de a lei os reconhecer ou não.

 

Essa corrente se contrapõe ao juspositivismo, que defende a existência de direitos só quando estiverem previstos em lei (p. ex. o direito à igualdade, à segurança, à liberdade, à propriedade e outros só são direitos porque uma lei, que no nosso caso é a Constituição Federal, prevê). 

 

Para o jusnaturalismo esses direitos o são porque inerentes à natureza humana, não porque está na lei, assim o que a Constituição Federal fez não seria criar os direitos, mas sim reconhecê-los. E para o juspositivismo os direitos só são direitos de verdade porque estão escritos na lei.

 

Um empecilho com relação ao jusnaturalismo - e Norberto Bobbio explica isso muito bem na Era dos Direitos - é a definição do que venha a ser a natureza humana. Não há definição para ela.

25
Dislike0
User badge image

Alisson Honorato de Queiroz

Corrente do Jusnaturalismo defende que o direito é independente da vontade humana, ele existe antes mesmo do homem e acima das leis do homem, para os jusnaturalistas o direito é algo natural e tem como pressupostos os valores do ser humano, e busca sempre um ideal de justiça.

O direito natural é universal, imutável e inviolável, é a lei imposta pela natureza a todos aqueles que se encontram em um estado de natureza.

8
Dislike0
User badge image

Tatiane Pereira

O Jusnaturalismo, ao contrário, prega que o Direito Positivo deve ser objeto de uma valoração, inspirada num sistema superior de princípios ou preceitos imutáveis que se denomina Direito Natural (‘direito pressuposto’, no iluminado ensinamento do professor Eros Grau), que corresponde a uma justiça maior, anterior e superior ao Estado e que emana da própria ordem equilibrada da natureza (ou de Deus). 

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Conceito de Jusnaturalismo

Introdução ao Direito I

UNISUZ

User badge image

Josy

Materiais relacionados