Buscar

Como ocorre uma revogação ?

💡 3 Respostas

User badge image

Jefferson Donizetti Oliveira

Olá, Raquel.

Imagino que sua pergunta se refira à revogação de normas jurídicas, certo?

Considerando que "revogar é tornar sem efeito uma norma, retirando-lhe a obrigatoriedade" (Maria Helena Diniza, Dicionário Jurídico Universitário), pode-se dizer que a revogação é classificada:  

1. Quanto à forma de declaração da revogação:

 - Expressa: ocorre quando o legislador diz textualmente em uma nova norma qual lei antiga (ou alguns de seus dispositivos) está/ão "extinta"/os, apontando claramente o que pretende retirar.

Ex: Art. 2.045 do Código Cil de 2002: "Revogam-se a Lei no 3.071, de 1o de janeiro de 1916 - Código Civil e a Parte Primeira do Código Comercial, Lei no 556, de 25 de junho de 1850."

- Tácita: ocorre quando houver incompatibilidade entre a lei nova e a antiga, pelo fato de que a nova passa a regular inteiramente a matéria tratada pela anterior. Se a lei nova apenas estabelecer disposições gerais ou especiais, sem conflitar com a antiga, não a revogará (LICC, art. 2º, § 2º).

2. Quanto à extensão da norma revogada:  

- Total (ab-rogação), em que se suprime completamente a norma anterior (dica mnemônica: é AB-rogação é total porque é ABsoluta) ou

- Parcial (derrogação), em que se suprime apenas parte ou partes da norma, mas ela continua a valer nas outras.

1
Dislike0
User badge image

ROBSON GUERREIRO

expressa, quando a própria lei revoga, lei posterior revoga lei anterior. tácita, quando a lei cai em desuso, ou seja, quando ela perde o seu poder jurídico, ou quando a norma, por questões sociais não mais pode ser aplicada, ou quando uma lei especifica surge. exemplo: lei de contravenções penais - LCP. possui alguns artigos revogado tacitamente, haja vista a incidência de norma específica, como o estatuto do desarmamento, por exemplo, até pouco tempo atrás.
0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Revogar significa retirar a vigência de uma norma por meio de outra norma. Quando isto ocorre, a norma revogada sai do sistema, interrompendo o curso de sua vigência.

Ocorre de forma expressa quando uma lei revogadora indica o que está sendo revogado em seu corpo.

Ocorre de tácita quando a revogação é implícita na norma revogadora, e a revogação resulta da incompatibilidade entre as normas.

As disposições sobre a revogaçao de normas estão previstas no artigo 2º da LINDB, in verbis:

"Art. 2o  Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue.        

§ 1o  A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare (revogação expressa), quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior (revogação tácita).

§ 2o  A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.

§ 3o  Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais