Buscar

O QUE EVITA A POLIESPERMIA?

💡 2 Respostas

User badge image

Emanuele Gricio

Reação Zonal. Quando o espermatozóide ultrapassa a corona radiata, a zona pelúcida e entra em contato com a membrana plasmática do ovócito, gânulos corticais são liberados e desencadeiam uma modificação bioquímica na zona pelúcida, tornando-a impermeável à um segundo espermatozóide. 

8
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A poliespermia é definida como a penetração de mais de um espermatozóite no oócito.


A fecundação é um processo pelo qual os gametas feminino e masculino se fundem e para que isso ocorra, algumas alterações morfológicas e fisiológicas ocorrem em ambas estruturas.

Os espermatozóides não conseguem fecundar o oócito inicialmente, sendo necessário passarem pelo processo de capacitação espermática. Neste processo, há alterações na membrana do espermazotóide permitindo sua hiperativação e reação acrossômica, na qual ocorrre liberação de enzimas que permitem a penetração do espermatozóide na zona pelúcida do oócito. 

A zona pelúcida é uma camada gliocoprotéica que circunda o oócito e sua função é facilitar e promover a ligação do espermatozóide e induzir a reação acrossômica, este processo é mediado pelo ZP3. A liberação de enzimas após a reação acrossômica altera a permeabilidade da zona pelúcida e as membranas do espermatozóide e do oócito se fundem. Assim que o espermatozóide penetra, a membrana do oócito se torna impermeável a outros expermatozóides e a zona pelúcida altera sua estrutura para impedir a ligação de mais espermatozóides, evitando a poliespermia.


O que evita a poliespermia são as alterações que a membrana do oócito sofre após a penetração de um espermatozóide. A membrana se torna impermeável e a zona pelúcida altera sua estrutura para impedir a ligação de outros espermatozóides (poliespermia).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais