Buscar

Porque não se deve fazer coleta de sangue no braço que foi feito mastectomia?

💡 2 Respostas

User badge image

Joel Xavier

Vasos linfáticos foram comprometidos com a retirada do tecido. A coleta poderá traumatizar o tecido e consequentimente a circulação linfática, podendo ocasionar o acúmulo de líquidos no membro superior que foi afetado, deixando o braço com aspecto de elefantíase.

1
Dislike0
User badge image

Débora oliveira

Mulheres que fizeram cirurgias de câncer de mama, entre elas a retirada das linfonodos da axila, possuem riscos de desenvolver linfedema no braço do lado operado, pois o linfedema é resultado do comprometimento do sistema de drenagem linfática. Por isso, vários profissionais da saúde frequentemente aconselham essas mulheres a evitar coletas de sangue, administração de injeções e medida da pressão arterial nesse braço, e evitar ainda viagens aéreas sem uso da braçadeira, tudo como uma forma de prevenção e redução dos riscos de aumento do volume do braço do lado operado.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Materiais relacionados