Buscar

Apol- sociologia organizacional

Os valores, os conceitos em que as pessoas acreditam, seu padrão de vida e suas opiniões, com  as quais julgam os outros têm mudado…

A iniciativa privada, como principal força do crescimento e do desenvolvimento, é hoje o centro de atenções  traz consigo mayores responsabilidades e outras expectativas sobre sua conduta. Assim, está cada vez mais sob os holofotes, o olhar do público e a vigilancia da imprensa. A empresa atua de certo modo diante dessas responsabilidades, mudando as expectativas, e para seu sucesso é crucial um acompanhamento cnstante.

Disponível  em:  p. GRAYSON, David; HODGES, Adrian.

Compromiso Social e Gestão Empresarial. p.63

 

De acordo como texto acima, assinale a alternativa CORRETA

A

Em uma sociedade, os valores e o comportamento das pessoas é permanente e não muda com o tempo.

B

A responsabilidade social e ambiental é função do governo e não das empresas privadas.

C
Para que as empresas privadas cumpram o seu papel social e ambiental é necesario que sejam vigiadas pelo poder público e pelos meios sociais de comunicação.
D

O estado não debe interferir na vida das empresas no referente a exploração e uso dos recursos naturais.

E

As empresas são absolutamente livres para definirme e realizarem os seus planos de desenvolvimento econômico.

💡 4 Respostas

User badge image

Estudante PD

Questão 1/5 - Sociologia Organizacional

A sociologia é um campo do conhecimento científico que se ocupa dos fenômenos sociais. Esse campo é caracterizado por uma multiplicidade de correntes teóricas e diferentes estratégias e práticas de pesquisa. Considerando isso, a Sociologia pode ser entendida como um campo de pesquisa pluralista tento em função da multiplicidade de correntes teóricas quando de abordagens e metodologias. Sobre o olhar sociológico nas organizações, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Cada teoria sociológica apresenta uma delimitação da realidade sob a qual apresenta uma explicação.
( ) A sociologia organizacional tem especial interesse nas estruturas financeiras das empresas como possibilidade de aferição de seu desempenho e avaliação de suas estratégias.
( ) A sociologia organizacional dispõe de várias abordagens que lhe permite compreender os fenômenos de uma empresa sob diferentes níveis de análise.


a) V, F, V.

toda teoria representa delimita um recorte da realidade para elaborar explicações. A sociologia organizacional se ocupa de fenômenos sociais, sendo assim, desempenho financeiro parâmetros de eficiência de empresas não são centrais em suas abordagens. Ás abordagens teóricas se distinguem em termos de recorte, amplitude e unidade de análise. Durkheim, Marx e Weber são considerados pensadores clássicos da sociologia, sendo que suas teorizações não tinham as empresas como objetos centrais de seus estudos. Aula 1; Tema 1.

b) F, V, F.
c) V, F, F.
d) F, V, V.
e) V, V, F.
3
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Questão 3/5 - Sociologia Organizacional

A ciência moderna se edificou sob a condição de que para compreender um fenômeno devemos delimitá-lo. Nesse sentido, diferentes correntes teóricas propõem explicações, por vezes discordantes sobre os fenômenos sociais das organizações. Considerando essa informação, leia as afirmações abaixo:

I – Toda teoria sociológica aplicada à organização vai investigar um fenômeno social delimitando-o para poder compreender os elementos que dele fazem parte.
II – Pela necessidade de delimitação de um fenômeno da realidade para construção do conhecimento científico, toda explicação sobre a esfera social de uma organização representa um recorte daquela realidade.



a) A asserção I é Verdadeira e a II é Falsa

b)A asserção I é Falsa e a II é Verdadeira


c)As duas asserções são verdadeiras e a II complementa a I

Você acertou!
o conhecimento científico moderno é caracterizado pela delimitação e divisão do fenômeno em partes menores para sua compreensão. Desse modo, cada abordagem teórica representa um recorte da realidade, que pouco a pouco vai sendo ampliado na medida que novas investigações vão sendo empreendidas. Aula 1; Tema 1

d) As duas asserções são verdadeiras, mas não estão relacionadas
e) As duas asserções são falsas.

3
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Questão 2/5 - Sociologia Organizacional

O termo sociologia foi popularizado por Auguste Comte no século XVIII e edificado como disciplina acadêmica por Émile Durkheim no século XIX. Este campo da ciência busca compreender em diferentes níveis de análise elementos estruturantes da vida social.

Leia atentamente as asserções abaixo:

I - A sociologia organizacional tem como objeto de estudo a interação e funcionamento de grupos sociais com vistas a compreender como se estruturam em função de interesses comuns.

II - As empresas são uma forma de organização social formadas que visam objetivos convergentes ou compartilhados.

Assinale a alternativa correta



a) A asserção I é Verdadeira e a II é Falsa.

b) A asserção I é Falsa e a II é Verdadeira.

c) As duas asserções são verdadeiras e a II complementa a I.

A afirmação II complementa a I pois cita as empresas como uma modalidade de organização que é objeto de interesse da sociologia organizacional. Aula 1; Tema 1.

d) As duas asserções são verdadeiras, mas não estão relacionadas.
e) As duas asserções são falsas.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais