Buscar

Existe remédio constitucional para saber informações sobre terceiros?

💡 4 Respostas

User badge image

Renato Fernandes

Habeas Data (Art. 5º, inciso LXII da CF/88 c/c Lei n° 9.507/97 e Súmula n° 02 do STJ).

Medida constitucional personalíssima, segundo doutrina majoritária, todavia, a jurisprudência admite legitimidade ativa da ação a pessoas vinculadas ao paciente, quais sejam: conjugues e herdeiros; visando acessibilidade ou retificação de informações em bancos de dados e registros de caráter público/publicizável, de entidades governamentais e privadas, necessitando de capacidade postulatória, em face do esgotamento negativo no âmbito administrativo como conditio sine qua nom.

4
Dislike0
User badge image

Johathan Baptista

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7724.htm

 

art. 60 em diante, mas vale a leitura completa do Decreto. Foi o que encontrei...

3
Dislike0
User badge image

Marco Antonio Ferreira

Creio que o colega procura saber sobre informações de terceiro não vinculado ao paciente, pois essas informações são restritas ao seu titular. O colega Renato Fernandes se enganou, o Habeas Data, só pode ser utilizado para informações pessoais de quem é titular e não de terceiro, com algumas exceções: decujos, nenor, tutelado, curatelado, representado, etc. e em banco de dados na estrutura da administração pública ou quem faças às vezes. Não podemos solicitar informações de terceiros sem nenhuma ligação, vinculo juridico ou procuração. Para a solicitação de informações de terceiros não vinculado ao paciente deve ser impetrado Mandado de segurança, que sevirá para obter certidões ou informações sobre este terceiro, para  defender interesse e direitos próprio ou  alheio, em bancos de dados da Administração pública ou de quem as faça às vezes. "Caráter subsidiário do Mandado de Segurança: verificar se o caso fático se enquadra nas possibilidades de Habeas Corpus ou Habeas Data. Ocorrendo a necessidade de se obter certidões objetivas sobre sua pessoa ou de solicitar informações sobre terceiros, mas que envolve situações de interesse particular, a ação cabível será o mandado de segurança; ao contrário, do que ocorre quando se busca informações pessoais constante nos bancos de dados das entidades públicas em que, aí sim, a ação pertinente será o Habeas Data"(Eduardo Chiari Gonçalves).

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais