Buscar

Microeconomia e Macroeconomia

01. No estudo da Oferta de Mercado podemos notar como algumas variáveis podem determinar o comportamento dos produtores, uma vez que elas poderão determinar diretamente ou indiretamente o nível de produção e renda para estes agentes econômicos. Assim sendo, o que determina a Lei Geral da Oferta?  

02. Na análise da demanda de mercado é possível compreender como as variáveis econômicas poderão determinar como é o comportamento da demanda para um produto ou serviço no mercado. Assim, segundo a lei geral da demanda, o preço tem uma relação inversamente proporcional com as quantidades demandas. Por quais, razões há uma relação inversa entre preço e quantidades demandas?

 03. O equilíbrio de mercado é o ponto em que o preço e a quantidade é igual tanto para oferta quanto para demanda. Quando a economia não opera neste ponto por um período de tempo muito longo, a mesma poderá estar sujeita à uma crise econômica. Logo, explique quais são as políticas que o governo poderá adotar para equilibrar o mercado?

04. Na análise das estruturas de mercado temos a capacidade de analisar a organização econômica dos produtores em um determinado mercado, com isso, defina o funcionamento de um mercado que está sob concorrência perfeita? Cite exemplos.

05. Com as estruturas de mercado é possível compreender as estratégias operacionais dos produtores bem como seu comportamento no mercado. Há duas estruturas de mercado dentre outras que são distintas, sendo elas: monopólio de oligopólio. Quais são suas características básicas?

💡 1 Resposta

User badge image

Melissa Tiemi

1. O que determina a Lei Geral da Oferta é a demanda por este produto.

2. Ela é inversa pois quando a demanda é alta, o preço diminui; e quando a demanda é baixa, o preço aumenta. Isso tudo porque quando um produto tem uma alta demanda, o preço de produção fica baixo; ou seja, você pode vender mais, com baixo preço, e ganhar na massificação da venda (quantidade vendida). Porém, quando a demanda pelo produto é baixa, o custo de produção não é "suprido" pela venda, por isso o preço é elevado. Tudo para que a empresa não tenha prejuízo. 

3. Manter um controle sobre o preço dos produtos, sem prejudicar o fornecedor e o comprador; (...)(não sei se o que eu sei é a resposta certa para esta questão, desculpa se não for isso)

4. Ela funciona da seguinte forma: Há muitas empresas nesta estrutura, todas de pequeno porte; o produto vendido é homogêneo; o preço quem define é o mercado (então as empresas são Price Takers); as barreiras para à entrada de novas empresas não existem, ou seja, qualquer um pode entrar ou sair livremente. Ou seja, por ser um mercado onde qualquer empresa pode entrar, qualquer inovação feita em um produto, os outros terão rápido acesso e logo adotarão esta novidade. Além disso, não existem barreiras neste mercado pois as empresas são de pequeno porte e não necessita ter um grande capital, investir em tecnologia e ter a economia de escala como uma barreira. Esta concorrência perfeita é uma estrutura ideal, onde muitos pesquisadores a utilizam como um comparativo para ver o quanto as outras estruturas de mercado diferem dela. (Exemplo: vendedores ambulantes)

5. Monopólio: uma única empresa de grande porte, altas barreiras à entrada, ela mesma define os preços (sob controle governamental), produto fornecido de caráter essencial e seu lucro vai de Normal para Extraordinários. 

Oligopólio: Poucas empresas no mercado e tudo de grande porte, altas barreiras à entrada (capital, tecnologia e economia de escala), elas definem o preço (da mesma forma, controlada pelo governo), seu produto fornecido pode ser homogêneo ou diferenciado e, por fim, seu lucro também vai de normal para extraordinário.

 

(Espero ter ajudado ^^)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais