Buscar

Moral natural e moral positiva.. me ajudem pfvr!

💡 2 Respostas

User badge image

Ingridy Andrade

obrigada.
0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A Moral Natural é aquela que não resulta de uma convenção humana. Consiste na ideia de bem captada diretamente na fonte natureza, isto é, na ordem que envolve, a um só tempo, a vida humana e os objetivos naturais. Toma por base o que há de permanente no gênero humano. Corresponde à ideia de bem que não varia no tempo e no espaço e que deve servir de critério à Moral Positiva.

A Moral Positiva, por sua vez, se revela dentro de uma dimensão histórica, como a interpretação que o homem, de um determinado lugar e época, faz em relação ao bem. A Moral Positiva possui três esferas distintas, segundo Heinrich Henkel:

  • Moral Autônoma:

Corresponde a noção de bem particular a cada consciência. Esta esfera exige vontade livre, isenta de qualquer condicionamento. O homem atua como legislador para a sua própria conduta.

  • Ética superior dos sistemas religiosos:

Consiste nas noções fundamentais sobre o bem, que as seitas religiosas consagram e transmitem a seus seguidores. Ao aderir ou confirmar a fé por determinada Religião, a consciência age em estado de liberdade, com autonomia de vontade. Se o sistema religioso não for um todo coerente e harmônico e se alguns preceitos se desviarem de suas linhas doutrinárias gerais, pode ocorrer conflito entre essas normas e a consciência individual.

  • Moral Social:

Constitui um conjunto predominante de princípios e critérios que, em cada sociedade e em cada época, orienta a conduta dos indivíduos. Os critérios éticos não nascem de uma determinada consciência individual. Na medida em que a Moral autônoma não coincide com a Moral Social, esta assume caráter heterônomo e impõe aos indivíduos uma norma de agir não elaborada por sua própria consciência.

 

Fonte:

http://aprenderdireito-br.blogspot.com/2011/01/moral-natural-x-moral-positiva.html

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais