Buscar

Por que mulheres mais velhas têm mais chances de conceber filhos malformados?

Respostas

User badge image

Estudante PD

O lado ruim de deixar para engravidar depois dos 40

A maior desvantagem de adiar a gravidez para depois dos 40 anos é o fato de que, quanto mais velha a mulher fica, mais difícil é engravidar, independentemente de ser o primeiro filho ou não. 

 

O principal motivo para isso é que o número de óvulos que a mulher produz começa a cair cerca de 15 anos antes da menopausa. Além disso, há mais chances de os óvulos produzidos terem defeitos nos cromossomos, o que aumenta o risco de aborto espontâneo ou malformações. 

Um estudo recente publicado na revista médica americana "Fertility and Sterility" mostra que mulheres de 40 anos que se submetem a tratamentos para engravidar têm 25% de chance de conceber um bebê com seus próprios óvulos. Aos 43, esse número cai para 10%, enquanto aos 44, a chance despenca para apenas 1,6%. 

Segundo a mesma pesquisa, entre as mulheres que conseguiram engravidar, 24% das que tinham 40 anos acabaram sofrendo aborto espontâneo, enquanto entre as de 43 anos, a taxa foi de 38%, subindo para 54% entre as grávidas de 44 anos. Na população em geral, o índice de aborto espontâneo fica entre 15% e 20% do total de gestações. 

O médico norte-americano James Goldfarb, especialista em fertilização com 30 anos de experiência, diz que nunca viu uma mulher com mais de 46 anos engravidar com seus próprios óvulos. "Claro que pode acontecer de vez em quando, mas não se deve apostar nisso", explica. 

 

Usar um óvulo doado pode aumentar muito as chances de conceber, mas aí é preciso fazer fertilização in vitro. Segundo Goldfarb, é assim que muitas famosas estão conseguindo ter seus bebês -- mesmo que elas não admitam. "O fato de essas celebridades não falarem no assunto leva muitas mulheres comuns a acreditarem que podem engravidar com seus próprios óvulos mesmo a partir de uma certa idade", diz o médico. 

Outro grande obstáculo para mães com mais de 40 anos são as possíveis complicações na gravidez. A partir desta idade, as mulheres têm muito mais risco de desenvolver diabete gestacional ou sofrer de pressão alta durante a gravidez. Há também o risco de problemas com a placenta ou no parto. 

Mulheres mais velhas têm maior probabilidade de ter um bebê com baixo peso ou prematuro, e muitas dessas crianças têm mais chances de desenvolver o diabetes tipo 1 ou hipertensão no futuro. A taxa de natimortos também é mais alta. 

E é importante não se esquecer também do pai. Apesar de os homens serem capazes de ter filhos aos 60 e até aos 70 anos, a qualidade dos espermatozoides também cai com o passar do tempo. Isso traz um risco maior de defeitos genéticos no bebê. 

Estudos com voluntários realizados nos últimos anos indicaram que existe uma relação entre a idade do pai e problemas genéticos e hereditários como a Síndrome de Down e a esquizofrenia. 

É importante lembrar algumas desvantagens financeiras. "Para começar, o próprio tratamento de fertilização, caso seja necessário, já sai caro", diz a consultora americana Marnie Azner. "Outra desvantagem é alta chance de ter de continuar trabalhando para manter os filhos na escola ou na faculdade, quando já seria hora de se aposentar. Sem falar nos custos mais altos de plano de saúde e seguro de vida." 

Existe ainda a questão do tamanho da família. "Ao deixar para engravidar após os 40, a mulher limita o número de filhos que terá, diminuindo a chances de ter dois ou três filhos por falta de tempo fértil", explica a obstetra Eleonora Fonseca, integrante do Conselho Médico do BabyCenter. 

É claro que todos esses argumentos são desanimadores. Mas não se esqueça de que há mulheres que engravidam depois dos 40 e têm gestações tranquilas e bebês saudáveis, que crescem em famílias para lá de felizes. 

http://brasil.babycenter.com/a6700028/idade-e-fertilidade-engravidar-depois-dos-40#ixzz4Iug3P9Cg

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando