Buscar

Como a membrana contribui para homeostasia celular?

💡 3 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

A principal parte da célula responsável por manter a homeostase é a membrana celular. Essa é a parede externa entre a célula e omundo. Essencialmente, é ela que protege a célula de estímulos externos que poderiam atrapalhar a homeostase da célula. A membrana celular age como um porteiro para o que entra e sai da célula. É feita quase inteiramente de gordura (lípides) e proteína, e é seletivamente permeável, o que significa que somente alguns tipos de molécula podem passar pela membrana. Quando há muito de certa molécula dentro da célula, a membrana permite que algumas partículas deixem a célula. A recíproca é verdadeira, se tem há de uma molécula fora, e não o bastante dentro, a membrana permite que a partícula entre e a homeostase se mantenha. Moléculas carregadas ou grandes não conseguem permear a membrana, ao passo que as menores e sem carga conseguem.

0
Dislike0
User badge image

Rayzanders Machado

O estado de homeostasia mantém a célula constantemente pronta para qualquer que seja sua função. Isso significa que, durante a homeostase, todos os resíduos estão sendo transportados para fora da célula, enquanto ela recebe os nutrientes que precisa para continuar a funcionar. Ou seja esse procedimento só é possível devido a capacidade de permeabilidade seletiva desenvolvida pela membrana celular.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A homeostase ou homeostasia é o processo pelo qual o organismo mantém constantes as condições internas necessárias para a vida. O termo é aplicado ao conjunto de processos que previnem variações na fisiologia de um organismo.


Embora as condições externas estejam sujeitas as variações, os mecanismos homeostáticos garantem que os efeitos destas mudanças sejam mínimos para os organismos.


A capacidade de sustentar a vida depende da constância dos fluidos do corpo humano e pode ser afetada por diversos fatores, como:

Temperatura;
Salinidade;
pH;
Concentrações de nutrientes, como a glicose, de gases como o oxigênio e de resíduos, como o dióxido de carbono e a ureia.


Se esses fatores estiverem em desequilíbrio, eles podem afetar a ocorrência de reações químicas essenciais para a manutenção do corpo vivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais