Buscar

Qual a relação do córtex motor, núcleos da base e cerebelo para a realização do movimento?

💡 5 Respostas

User badge image

Raul Felipe

Programar, planejar e realizar o movimento.
1
Dislike0
User badge image

Maria Clara Siqueira

São basicamente resposáveis pela chegada da informação por vias aferentes e transmissão das respostas por vias eferentes, neurotransmissores etc

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

A relação entre eles é que quando ambos trabalham em conjunto, são responsáveis por transmitir para o cérebro as mensagens de que o corpo deve realizar movimento. Quase todo o comportamento envolve a função motora, de falar a gesticular para caminhar. 


Mas até mesmo um movimento simples como o de pegar um copo de água pode ser uma tarefa motora complexa a ser estudada. Não só o seu cérebro tem que descobrir quais músculos contrair e em que ordem para orientar a mão para o vidro, também tem que estimar a força necessária para pegar o vidro. Não surpreendentemente, existem muitas regiões anatômicas envolvidas na função motora. O córtex motor primário, ou M1, é uma das principais áreas cerebrais envolvidas na função motora. M1 está localizado no lobo frontal do cérebro, ao longo de uma colisão chamada giro pré-central. O papel do córtex motor primário é gerar impulsos neurais que controlam a execução do movimento. 


Os sinais do M1 cruzam a linha média do corpo para ativar os músculos esqueléticos no lado oposto do corpo, o que significa que o hemisfério esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo e o hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo. Cada parte do corpo é representada no córtex motor primário, e essas representações são organizadas somatotopicamente - o pé está próximo à perna, que fica ao lado do tronco, que fica ao lado do braço e da mão. 


A quantidade de matéria cerebral dedicada a qualquer parte do corpo em particular representa a quantidade de controle que o córtex motor primário tem sobre a parte do corpo. Por exemplo, muito espaço cortical é necessário para controlar os movimentos complexos da mão e dos dedos, e essas partes do corpo têm representações maiores no M1 do que no tronco ou nas pernas, cujos padrões de músculos são relativamente simples.

Fonte:http://www.academia.edu/16082210/APRENDIZAGEM_MOTORA_E_DESENVOLVIMENTO_MOTOR

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais