Buscar

Norma Jurídica de Eficácia Plena

O parágrafo único, art 52º é norma jurídica de eficácia plena? se sim, por que a ex presidente Dilma sofreu impeachment e não perdeu o exercício de função pública

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

O parágrafo único do artigo 52 é de eficácia plena, isto é, após a promulgação da constituição é capaz de produzir todos os seus efeitos sem precisar de uma lei posterior. A presidente Dilma perdeu seu cargo porém não vai ficar fora por oito anos porque houve um mutação constitucional na hora da interpretação da constituição, isto é, houve a mudança do sentido da palavra constitucional ´´com`` sem a mudança do texto em si que desse modo precisaria de uma emenda a constituição.
4
Dislike1
User badge image

Bruno Benvindo da Nóbrega

  • Maria pela CF é taxativo e cumulativo a perda dos direitos politicos e a perda da função pública no caso de crime de responsabilidade. O que podemos dizer é que houve uma espécie de trapaça no caso da Dilma por parte deles, mas para a prova essa aberração não cabe.

 
0
Dislike0
User badge image

Júlio Meirelles

A melhor resposta para a sua pergunta é que a eficácia de uma norma diz respeito a possibilidade de produzir seus efeitos. Quais são seus efeitos e como eles se efetivarão é uma outra questão, até porque eficácia não se confunde com seu cumprimento (efetividade). 

Neste caso, a norma é de eficácia plena na medida em que dispensa qualquer norma que venha a complementá-la para vir a ser aplicada. Se foi aplicada de forma errada, ou se valeu uma nova interpretação, isto não alterou a eficácia da norma.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais